O escritório da Unesco no Brasil seleciona pessoa jurídica vinculada a universidades e institutos de ensino, para a elaboração de curso de capacitação em Desenho Universal na perspectiva da Pessoa Idosa. O curso será posteriormente disponibilizado na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Também será produzida cartilha digital sobre o tema para distribuição nas pastas de Direitos Humanos da Pessoa Idosa que compõem a Rede Nacional de Gestores Estaduais de Direitos Humanos da Pessoa Idosa. O público-alvo são: idosos, gestores, lideranças sociais e conselheiros de direitos da pessoa idosa.
Os interessados devem enviar proposta, bem como os documentos solicitados no edital, na plataforma de licitação da Unesco até o dia 15 de fevereiro. Clique aqui para acessar o edital.
O Desenho Universal da perspectiva da pessoa idosa tem se tornado cada vez mais relevante com o envelhecimento da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população no Brasil. A estimativa é que em 2030, esta faixa etária represente 24% do total.
O Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003), em seu artigo 38, estabelece recomendações como a implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados à pessoa idosa; e eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade à pessoa idosa.