O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza nesta próxima terça-feira, 25 de maio, primeiro debate do ciclo sobre habitação coletiva. A iniciativa busca valorizar as práticas projetuais, estudar seus atributos e apresentá-las de maneira didática a públicos variados. O evento conta com estudiosos da área para compartilharem suas interpretações pessoais, estudos acadêmicos e experiência profissionais. O ciclo segue até novembro, de maneira remota, com inscrições pelo link.
As discussões vão examinar, preferencialmente, os fundamentos da arquitetura através de edifícios de apartamentos que contenham qualidades paradigmáticas, entre exemplares antigos ou contemporâneos, realizados pelo mercado imobiliário ou por políticas públicas, destinados a qualquer perfil socioeconômico.
O perfil de cada convidado foi pensado para que a abordagem proposta seja feita de maneira correta e possa ainda incluir assuntos complementares, como história da arquitetura, sistemas construtivos, modos de vida, políticas públicas, justiça social, conflitos socioespaciais, entre outros, relevantes para a comunidade acadêmica e que influenciam a qualidade de vida das pessoas.
Os debates fazem parte do projeto de pesquisa “Habitação coletiva: soluções projetuais inovadoras para edifícios de apartamentos brasileiros contemporâneos”, em andamento desde março de 2021, coordenado por Felipe Anitelli, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS.
Confira abaixo programação completa:
■ Debate 1 (25/05/2021) – Direito à moradia.
> professor João Sette Whitaker Ferreira (FAU-USP)
■ Debate 2 (25/06/2021) – Espaços de morar na obra de Rino Levi.
> professor Renato Anelli (IAU-USP)
■ Debate 3 (27/08/2021) – Arquitetos Associados: incorporação imobiliária e edifícios de apartamentos em BH.
> professor Carlos Alberto Maciel (UFMG)
■ Debate 4 (24/09/2021) – Panorama histórico da habitação coletiva em Recife.
> professor Luiz Manuel do Eirado Amorim (UFPE)
■ Debate 5 (29/10/2021) – Habitação coletiva e qualidade projetual
> Andrade Morettin Arquitetos
■ Debate 6 (26/11/2021) – Notas de um mundo promissor.
> professores do curso de arquitetura e urbanismo (UFMS-CPNV)
*Com informações da UFMS