O CAU/RJ e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro (Asbea-RJ) realizaram nesta quarta-feira, 18, um café da manhã com a presença do Subsecretário de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Thiago Dias, além de arquitetos e urbanistas convidados.
O objetivo foi tirar dúvidas e sugerir propostas ao subsecretário, especialmente, relacionadas ao aspecto legal e ao licenciamento para a aprovação de projetos de construção de edificações.
“O intuito é montarmos pautas, conversas, que interessem ao cotidiano das nossas atividades profissionais. O Conselho e as entidades podem promover esse tipo de discussão, sempre na linha do diálogo, do entendimento e das críticas construtivas para melhorar o processo de interlocução com o poder público municipal e com a Secretaria de Urbanismo, especificamente à questão relacionada ao licenciamento”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes.
A presidente da Asbea/RJ, Sonia Lopes, elogiou o formato do encontro. “Foi um encontro muito respeitoso. Eu queria deixar aberta a possibilidade de a gente continuar essa conversa. Queria agradecer ao CAU/RJ por ter aberto as portas para este evento”, afirmou.
O Subsecretário de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Thiago Dias, tirou dúvidas dos arquitetos e urbanistas presentes e falou sobre o Licenciamento Integrado de Edificações (Licin). “Simplificação não é exatamente um produto, é um processo que está sempre recomeçando, sendo reavaliado, com diversos entregáveis no meio do caminho. De todo modo, a gente não pode perder de vista a segurança que esses processos pretendem garantir”, avaliou.
O evento contou com a participação da vice-presidente do CAU/RJ, Michelle Beatrice, da Conselheira Federal suplente Denise Vogel, dos conselheiros do CAU/RJ, Marta Regina, Rita Mandarino, Gustavo Jucá, Eduardo Ribeiro e Luiz Othon, além de arquitetos e urbanistas convidados.