Com 35 opções de elementos e componentes para habitação, a iniciativa Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare) lançou na quinta-feira (15/12) o primeiro grupo de blocos 3D e 2D para projetos. Os arquivos estão disponíveis gratuitamente na plataforma GitLab (clique aqui) – com links no site do Solare – nos formatos blend, FCstd, OBJ, SVG e DXF. A biblioteca é uma iniciativa da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).
São oferecidos elementos como computador, luminária, mesas, estantes, quadros, vasos de planta, entre outros. De acordo com o Secretário de Organização e Formação Sindical e coordenador do projeto, Danilo Matoso, “organizar e oferecer esse material, em formato aberto, é uma forma de estimular os profissionais a se aproximarem ainda mais dos softwares livres. Normalmente, bibliotecas gratuitas de blocos são desorganizadas e carentes de padrões, enquanto aquelas bem padronizadas são pagas. Aqui oferecemos uma biblioteca em formatos abertos, gratuita e sistemática”.
Esse é o primeiro lançamento do projeto, que ainda deve agregar ao acervo mais 40 elementos. O arquiteto e urbanista e professor do Solare Allan Brito explica que todo o material está em um repositório colaborativo. “Disponibilizamos os downloads através do Gitlab e todos os componentes são de domínio público. Os formatos blend, FCstd e OBJ oferecem os blocos em 3D e os formatos SVG e DXF em 2D. Nos arquivos de Blender os modelos tridimensionais já possuem textura”, aponta.
É possível acompanhar todas as atualizações de materiais em https://solare.org.br/blocos/