Institucional

Saiba o que é ser um conselheiro

Conselheiro/as são profissionais arquiteto/as e urbanistas, habilitado/as de acordo com a lei, regularmente registrado no CAU de seu estado de residência, e eleitos para cumprirem um mandato honorífico (voluntário) de 3 anos.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) elegeu para a gestão 2024-2026, 28 Conselheiros Estaduais Titulares e 28 Suplentes, além da Conselheira Federal e sua suplente. A eleição é feita por chapas, sendo uma vaga apenas para Conselheiro federal titular que representa a unidade da federação no CAU/BR.

O pleno exercício do mandato de conselheiro envolve condições indispensáveis, tais como conhecimento, dedicação, comprometimento, disponibilidade e participação. Regimentalmente, é obrigação do conselheiro comparecer e participar de reuniões, sempre que convocado, além de conhecer e fazer cumprir o Código de Ética Profissional. Durante as reuniões plenárias, que reúnem mensalmente todos os titulares, os conselheiros têm direito a voz e voto sobre as questões em discussão.

Os trabalhos dos conselheiros ocorrem em colegiados, sob a forma de comissões permanentes (ordinárias e especiais) ou temporárias. Compete ao conselheiro titular, obrigatoriamente, participar de pelo menos uma comissão ordinária e, opcionalmente, de uma comissão especial. Além das comissões ordinárias, que abordam temas relacionados a Ensino e Formação (CEF), Ética e Disciplina (CED), Planejamento e Finanças (CPFI) e Exercício Profissional (CEP), o CAU/RJ conta com uma comissão especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e possui, no momento, outras dez comissões temporárias.

Os conselheiros também podem representar o CAU/RJ em eventos e solenidades de interesse da profissão; e devem zelar pelo cumprimento da legislação federal, das resoluções do CAU/BR, das deliberações plenárias, dos atos administrativos, do Regimento Interno e do Código de Conduta do Conselheiro.

Dentre outras várias atribuições dos conselheiros, é muito importante serem proativos para ajudarem a colocar em prática ações que combatam o exercício ilegal da profissão, e valorizem as boas práticas da Arquitetura e do Urbanismo.

Aproveite, e dê sua opinião sobre o Regulamento Eleitoral que está em fase de consulta pública no site do CAU/BR. Opine e participe das próximas eleições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira o horário de funcionamento do CAU/RJ no dia 20 de dezembro

Confira os dias e horários de funcionamento do CAU/RJ durante o período das festas de fim de ano

Prefeitura do Rio e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro firmam acordo de cooperação