O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), representado pelo Presidente Sydnei Menezes, participou do programa Jornal da Tupi, da Rádio Tupi, apresentado pelo jornalista Sidney Rezende, nessa quarta-feira, 27 de novembro. O aumento da população da comunidade da Rocinha, de acordo com dados do CENSO 2022, e o adensamento da região foram um dos tópicos discutidos na entrevista.
“O que se percebe é o fenômeno da verticalização. Esse adensamento é perceptível porque a favela da Rocinha, que é o caso aqui em questão, está crescendo para cima. É preciso que se dê uma atenção, um acompanhamento técnico para esse tipo de ação”, afirmou o Presidente do CAU/RJ.
Outro ponto abordado foi sobre a ocupação responsável de áreas improdutivas como uma das soluções para desacelerar o crescimento desordenado das favelas. Sydnei Menezes destacou a possibilidade de transformação de prédios abandonados para ocupação populacional como forma de suprir a necessidade de moradia.
Quando questionado sobre a problemática das ocupações irregulares no Rio de Janeiro, o presidente do CAU/RJ afirmou que o crime organizado e o controle territorial estão entre os principais responsáveis pela situação. Ele explicou que, devido à ausência de atuação do poder público, essas áreas acabam sendo dominadas por grupos criminosos.
Ao final da entrevista, foi citado o evento “Encontro com a Sociedade”, realizado pelo CAU/RJ no Morro da Providência, no dia 5 de novembro. O presidente Sydnei Menezes destacou que a iniciativa buscou promover um diálogo entre moradores e arquitetos e urbanistas, com o objetivo de propor soluções para melhorar a comunidade. A inspiração veio do Projeto Medellín, um plano de transformação urbana da cidade colombiana apresentado pelo palestrante do evento, Santiago Uribe.