A Revista Projeto lançou uma edição especial dedicada ao tema Habitação Social. Ela possui reportagens, entrevistas e projetos realizados em todo o país. De acordo com a editora-executiva da revista, Evelise Grunow “construir novas habitações faz parte do conjunto de soluções, mas não basta, seja por causa da velocidade almejada ou do tipo de residências ofertadas: as faixas de renda a que se direcionam e aonde se localizam. Carência habitacional não é uma questão isolada, mas que está relacionada, ao menos, com mobilidade urbana e com dinâmicas sociais”.
A revista traz um informe especial do CAU/BR com todas as ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) realizadas pelos CAU/UF no Brasil nos últimos anos e também a série de anúncios da Campanha do Dia do Arquiteto “Arquitetura e Urbanismo Fazem Diferença”. O CAU/BR colaborou com a pauta da revista, sobretudo no que se relaciona à ATHIS.
A edição especial também conta com uma entrevista com o arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva, considerado pioneiro da Assistência Técnica no país; reportagens sobre o Complexo Habitacional e Cultural da PPP Júlio Prestes em São Paulo, exemplo de moradia social localizada na zona central; a experiência das arquitetas do ArqTraço com as comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia no Rio de Janeiro; o empreendedorismo de Demetre Anastassakis junto a construções para a baixa renda; e o Residencial Canhema II, em Diadema (SP), das arquitetas Renata Coradin e Fabrícia Zulin, projeto que contou com patrocínio do CAU/ BR, entre outros.
Ainda, a revista possui excelentes fotos e cortes e fichas técnicas dos projetos, mostrando as soluções adotadas para conseguir a máxima qualidade com menor custo. Destaque-se o grande número de escritórios e empresas que têm realizado importantes trabalhos nesse segmento. Colaboraram com a revista os arquitetos e urbanistas Luciano Guimarães, presidente do CAU/ DF; Nivaldo Andrade, presidente do IAB; Eleonora Mascia, da Caixa Econômica Federal; Cícero Alvarez e Edinardo Lucas, da FNA; Elisabete França e Simone Gatti.
A edição será distribuída aos assinantes da revista juntamente com a Cartilha ATHIS, produzida em coedição pelo CAU/BR com o CAU/SC. O texto traz diversas informações, direcionadas aos atores sociais implicados na Assistência Técnica e apresentando cenários para o atendimento das demandas de assistência técnica a partir de arranjos que envolvem o poder público e a iniciativa privada. A publicação, que foi vencedora da categoria Setor Público do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA 2018, foi desenvolvida com conteúdo produzido pela AH! Arquitetura. Em breve os materiais estarão disponíveis gratuitamente para download no site da revista.
Uma resposta
Gostei muito do tema abordado pela revista.Mesmo para o profissional que não trabalha nessa área,é muito interessante ver o que se tem feito no campo da habitação social.