A campanha “Maré diz Não ao Coronavírus” lançou a 3ª edição do boletim De Olho no Corona, no dia 21 de maio. O canal tem a intenção de dar voz aos moradores, que contam mais sobre o acesso a direitos, violações, casos da Covid-19 e as condições políticas no território durante a atual pandemia. Nesta edição, a principal temática é a falta de testes em larga escala e a ineficiência da política urbana para travar a proliferação do vírus na comunidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a testagem em massa é o que melhor pode preparar a população para o enfrentamento e proteção das pessoas contra a Covid-19. O Brasil atualmente é o terceiro país com mais casos de coronavírus no mundo, atingindo 312.074 casos e 20.112 óbitos, relatados até o dia 22 de maio. Ainda assim, o país possui uma baixa capacidade de testagem, o que só se intensifica para moradores das favelas, como é o caso da Maré.
Segundo matéria do boletim, a Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou, no dia 18/05, 13.443 pessoas infectadas e 1.960 mortes no município. No conjunto de favelas da Maré esse número é de 89 casos confirmados e 23 mortes. Atualmente, a Maré é conjunto de favelas mais populoso do Rio de Janeiro.
Leia a matéria completa aqui.