O Seminário Internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas”, que acontece nos dias 19 e 20 de março na Casa Firjan, marca as comemorações de 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Entre os convidados, estão nomes como Mario Schjetnan (México), Martha Fajardo (Colômbia) e Monique Eleb (França). O encontro tem como objetivo discutir a teoria e a prática do urbanismo no mundo contemporâneo e ganhou o selo evento preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020Rio), que acontece em julho na cidade.
As discussões serão divididas em quatro mesas redondas, com os temas: Cidade e Projeto; Cidade e Tempo; Cidade e Contexto; e Cidade e Futuro. Os temas das mesas dialogam entre si e o objetivo é refletir sobre a cidade e o urbanismo a partir de diferentes pontos de vista, sejam eles projetuais, históricos, culturais, políticos, artísticos ou ecológicos. Com palestrantes de oito países, além do Brasil, cada um trará suas expertises e múltiplas visões de cidade para debater perspectivas de futuro.
Para a coordenadora do Prourb/FAU-UFRJ, Denise Pinheiro Machado, o seminário põe em evidência as contribuições do Programa para a cidade e a sociedade. “Desde os anos 90, num momento em que se afirma a cultura do projeto urbano na cidade, o Prourb vem debatendo a cidade pioneiramente a partir do projeto, sob diferentes olhares. O Seminário pretende contribuir nas discussões conceituais e programáticas que vêm se desenvolvendo na área de Arquitetura e Urbanismo no país e no exterior. Reúne tanto palestrantes que contribuíram com o Programa de Pós-Graduação ao longo de sua trajetória como convidados que nos visitam pela primeira vez. Se espera que o Seminário impulsione o debate e avance na compreensão de temas e enfoques inovadores para a cidade contemporânea”, destaca Denise.
Mario Schjetnan, co-fundador do Grupo de Design Urbano (GDU), no México, é um dos maiores nomes do paisagismo na América Latina. Com um foco em ecologia e preservação da paisagem natural da cidade, ele defende a possibilidade de uma “ecologia metropolitana” e trabalha em projetos que buscam a integração entre arquitetura, urbanismo e natureza. Foi responsável por diversos projetos de recuperação e revitalização da natureza e espaços naturais na Cidade do México, como o Parque Bicentenário, um jardim botânico projetado para a subsistência de oito ecossistemas erguidos em uma antiga refinaria de aço.
A colombiana Martha Fajardo foi a primeira mulher a ser presidente da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA), entre 2002 e 2006. É fundadora da Iniciativa Latino-Americana de Paisagismo (LALI, em espanhol) e diretora do Grupo Verde, empresa de design, planejamento e paisagismo urbano. Fajardo também trabalha com a preservação do meio ambiente em meio ao crescimento urbano desordenado.
Monique Eleb, da Escola Nacional de Arquitetura de Paris-Malaquais (ENSA), traz o ponto de vista da sociologia para a cidade e seus habitantes: seu trabalho se concentra em habitações de caráter social, em projetos de edifícios coletivos e na evolução do estilo de vida contemporâneo. No evento, falará sobre habitações reversíveis e adaptáveis no tempo, abordando o conceito de resiliência.
Além deles, participarão nomes respeitados como David Gouverneur (EUA), Max Welch Guerra (Alemanha), Jorge Moscato (Argentina), Oscar Grauer (Venezuela/EUA), e Gareth Doherty (EUA), além dos brasileiros Sérgio Magalhães (presidente do Comitê Executivo do UIA2020Rio e professor do PROURB), Giselle Beiguelman (FAU-USP), Carlos Alberto Ferreira Martins (IAU – USP São Carlos), Beatriz Resende (UFRJ) e Luiz Alberto Oliveira (curador do Museu do Amanhã).
O seminário contará ainda com uma exposição comemorativa da produção acadêmica e intelectual do Prourb ao longo destes 25 anos, ressaltando a excelência do Programa no ensino, na pesquisa e nos intercâmbios nacionais e internacionais.. Contribuir e fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas urbanas no Estado do Rio tem sido um objetivo importante Prourb ao longo de sua história.
Discutir aplicações práticas e o futuro do urbanismo no Rio de Janeiro é simbólico na cidade que recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos. Neste Carnaval, o tema foi representado até mesmo no icônico desfile da Sapucaí – a Unidos da Tijuca, por exemplo, desfilou com o samba-enredo “Onde moram os sonhos” e levou marcos arquitetônicos do Rio para a avenida.
Saiba mais sobre o Prourb
O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb) foi criado em 1993 e está vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Oferece os cursos de mestrado (desde 1994) e de doutorado (desde 2001) em urbanismo e o mestrado profissional em arquitetura paisagística (desde 2010). Visando à formação de alto nível, a produção do conhecimento e a inovação, o programa articula ensino, pesquisa e intercâmbio, se destacando pela inserção social e internacionalização.
Desenvolve pesquisas nas áreas de projeto urbano, paisagismo, história e teoria da cidade, mobilidade, saneamento, direito e urbanismo, urbanismo tático, favelas, entre outros. As ações do corpo docente vem contribuindo para a formulação de políticas públicas, através de projetos de extensão e de parcerias com o poder público e agências de desenvolvimento, além das várias representações e diretorias nos conselhos profissionais.
Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas
Local: Casa Firjan – R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, RJ
Horário: Dias 19 e 20 de março, de 9h às 17h30
Entrada franca. Inscrições em: https://forms.gle/UooABdk4uG98jb3G8
Programação:
19 de março de 2020
9:00 – Abertura
10:00 – 12:30 – Cidade e espaço
Moderador: Lucia Costa (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes:
Mario Schjetnan (GDU-Mexico)
Oscar Grauer (Pennsylvania University – EUA)
Jorge Moscato (UBA – Argentina)
14:00 – Palestra: Urbanismo Ecológico na América Latina – Gareth Doherty (Harvard University)
15:00 – 17:30 – Cidade e tempo
Moderador: Rosangela Cavallazzi (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes:
Monique Eleb (ENSA-Malaquais – França)
Carlos Alberto Ferreira Martins – (IAU – USP São Carlos)
Max Welch Guerra (Bauhaus Universität Weimar)
17:30 – Homenagens
18:00 – Lançamento de livros
20 de março
9:30 – 12:30 – Cidade e contexto
Moderador: Rachel Coutinho (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes:
Beatriz Resende (FL – UFRJ)
Sérgio Magalhães (PROURB/FAU-UFRJ e UIA 2020)
Giselle Beiguelman (FAU USP)
14:30 – 17:00 – Cidade e futuro
Moderador: Denise B. Pinheiro Machado (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes:
Martha Fajardo (IFLA – LALI – Colômbia)
Luiz Alberto Oliveira (curador Museu do Amanhã Rio de Janeiro)
David Gouverneur (Pennsylvania University – EUA)
17:30 – Encerramento – Denise B. Pinheiro Machado e Rodrigo Cury Paraizo