O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realiza estudo inédita para criar perfil do profissional de arquitetura e urbanismo que atua no interior do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa se propõe também a levantar informações dos arquitetos e urbanistas servidores públicos dos três níveis de governo no estado, além de contribuições para o planejamento estratégico da autarquia para o triênio 2021-2023.
O formulário eletrônico está disponível no link https://bit.ly/pesquisacaurj e habilitado para preenchimento. A coleta de informações começa nesta sexta-feira, 25 de junho. O estudo está segmentado em três módulos: primeiro com informações gerais e os outros dois dirigidos aos profissionais do interior e aos profissionais servidores públicos. O encerramento da pesquisa está previsto para o dia 11 de agosto. A iniciativa tem como público-alvo arquitetos e urbanistas que vivem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro e os que atuam nas administrações públicas municipais, estaduais e federais no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, existem 7.591 profissionais que atuam fora da capital fluminense. Eles representam 36,5% dos profissionais com registros ativos no estado.
De acordo com o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti, as primeiras gestões tiveram como desafio criar e estruturar o Conselho. Hoje, cabe à autarquia encontrar formas criativas e eficientes de se relacionar com os arquitetos e urbanistas do Rio de Janeiro. “As informações quantitativas de profissionais registrados no CAU/RJ são importantes, mas precisamos conhecer e entender os anseios dos colegas, principalmente daqueles que se encontram fora da capital. Por isso a importância de os profissionais participarem da pesquisa. Queremos construir, de forma democrática e participativa, o conselho que as arquitetas e os arquitetos e urbanistas do estado do Rio de Janeiro merecem e desejam”, afirmou.
A pesquisa é uma construção conjunta das Comissões Temporárias do Interior, do Setor Público, de Equidade e Diversidade, além do Grupo de Trabalho de Planejamento. “Nosso objetivo é mapear as necessidades dos profissionais que atuam fora da cidade do Rio de Janeiro e identificar demandas que ajudarão a pautar as ações da nossa comissão”, explicou a coordenadora da Comissão do Interior, Tayane Yañez. Para a coordenadora da Comissão do Setor Público, Angela Botelho, o levantamento é também uma oportunidade para conhecer e para mostrar os inúmeros campos de atuação em cada setor da administração pública, um primeiro passo para valorização do profissional arquiteto e urbanista servidor público, cujo trabalho é muitas vezes desconhecido pela categoria e pela sociedade e pelos gestores.
Importante destacar que a participação no estudo é voluntária e não tem qualquer caráter de fiscalização. Os profissionais, ao final, poderão ou não se identificar, assim como deixar contatos para acompanhar de perto o andamento da pesquisa e de outras ações do Conselho. Após a conclusão do levantamento, os dados serão analisados e o perfil do arquiteto e urbanista do estado do Rio de Janeiro será divulgado no site do Conselho.