O CAU/RJ realiza na quinta-feira, dia 15 de setembro às 10h, o Fórum de Acessibilidade no Espaço Público do Rio de Janeiro com o tema “Percepção das pessoas com deficiência visual”. Organizado pela Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/RJ (CTA), o evento terá interprete de Libras e será transmitido pela plataforma Teams.
O encontro terá a presença da educadora Cinthya Freitas, que além de Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também é vice-presidente da ADVERJ e Secretária de Saúde e Reabilitação da Organização Nacional de Cegos do Brasil, instituições relevantes na representação das pessoas com deficiência. Consultada com frequência sobre projetos ligados às diferentes dimensões da Acessibilidade, Cinthya descreve a forma como as pessoas com deficiência visual interagem com os equipamentos e mobiliários urbanos, além dos conflitos frequentes em interseções e outras situações recorrentes enfrentadas na interação com o sistema viário da cidade.
A mediação do evento fica por conta do coordenador da Comissão de Acessibilidade do CAU/RJ, Arnaldo Lyrio. Buscando conhecer a forma como pessoas com mobilidade reduzida concebem a qualidade do ambiente urbano que utilizam, o evento pretende colher as impressões dos usuários do espaço público da cidade do Rio de Janeiro. “A intenção é ir além do enfoque meramente arquitetônico e urbanístico e das preocupações restritas à técnica e à elaboração e aprovação de projetos. Ao conhecer as críticas e declarações de quem enfrenta diariamente os obstáculos oriundos de um espaço sem acessibilidade, criamos a oportunidade de rever nossos conceitos e aperfeiçoar nossa postura em relação à maneira como projetamos o espaço público”, declara Lyrio.