O CAU/RJ aprovou, em Reunião Plenária Ordinária realizada nesta terça-feira, 9 de julho, nota informativa sobre termos adotados por Instituições de Ensino Superior relativos à Educação a Distância (EAD), na qual reitera a defesa do ensino presencial para Arquitetura e Urbanismo. Leia a nota na íntegra:
Pela qualidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo
Atualmente no e-MEC, sistema de cadastro do Ministério da Educação, não existem cursos híbridos, semi-presenciais ou flex, cadastrados para Arquitetura e Urbanismo. Eles são cadastrados como presenciais ou como EAD.
Os cursos presenciais têm permissão do MEC para oferecer até 40% de sua carga horária em formato on-line. Os cursos EAD têm obrigação de oferecer no mínimo 30% de sua carga horária presencial.
Dentro desses intervalos, algumas instituições de ensino têm praticado ofertas de “cursos híbridos”, termo que não condiz com seus cadastros no e-MEC.
Somos a favor da qualidade do Ensino e Formação profissional que, para Arquitetos e Urbanistas, é eminentemente prática.
Somos a favor da utilização da tecnologia como propulsora da inovação profissional, adequada às demandas contemporâneas e futuras da nossa profissão. A tecnologia BIM, as ferramentas de Inteligência Artificial e todos os avanços tecnológicos de coleta e tratamento de dados devem estar disponíveis para os futuros Arquitetos na sua graduação.
Uma instituição de Ensino Superior, ao estar alinhada com as tecnologias educacionais mais avançadas, diz muito mais sobre o nível dos laboratórios, a qualidade de aula ministrada e sobre o real preparo dos estudantes para o mercado de trabalho do que a apresentação de uma grade informando a porcentagem de aulas on-line/remotas e presenciais.
Com esta nota, a Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ, reafirma seu compromisso em não medir esforços para trabalhar juntamente com os demais CAU/UFs, com o CAU/BR e com o MEC, no sentido de criar o ambiente propício para garantir a presencialidade na formação das novas gerações de profissionais de Arquitetura e Urbanismo, entre outras conquistas, e a desejada e construída qualidade de ensino.