Institucional

Palestras para servidores: Evento do CAU/RJ conscientiza sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenir o câncer de mama

 

Psicoterapeuta Nazareth Ribeiro interagindo com servidores do CAU/RJ

Em homenagem ao Outubro Rosa, o Ciclo de Palestras promovido pelo CAU/RJ nessa quarta-feira, 30, reuniu os servidores do Conselho para um encontro em que a saúde mental e a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama foram os temas. Na primeira palestra, a psicoterapeuta Nazareth Ribeiro fez reflexões sobre a importância de um ambiente profissional em que o bem-estar dos trabalhadores seja valorizado. Já no período da tarde, a graduanda em Enfermagem que atua na Clínica da Família, Beatriz Lessa, ofereceu orientações e promoveu um debate sobre prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

A palestra “Saúde Mental: O Poder das Pessoas na Construção de Resultados Sustentáveis” foi direcionada aos servidores do CAU/RJ com o propósito de reforçar o compromisso com o bem-estar no ambiente de trabalho, espaço em que o desenvolvimento humano, a inovação e a sustentabilidade são pilares fundamentais. A abertura do evento foi realizada pelas Vice-Presidentes Michelle Beatrice e Isabel Rocha, que destacaram a dessa edição especial do Ciclo de Palestras. Na sequência, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, reiterou a importância dessa iniciativa.

Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, Vice-Presidente Michelle Beatrice e a Chefe de Gabinete, Rosane Barreto

Vice-Presidente do CAU/RJ, Michelle Beatrice chamou a atenção para essa iniciativa pioneira no Conselho.

“Promovemos um evento inédito na nossa autarquia federal. Realizamos um treinamento e palestras focadas em temas fundamentais para os colaboradores no contexto corporativo moderno, com especial atenção à saúde mental. A abordagem de liderança que prioriza a humanização das relações de trabalho, empatia, flexibilidade e resiliência nos coloca à frente na construção de um ambiente de trabalho que valoriza o potencial humano”, disse.

“A presença maciça e a participação na atividade realizada, com a apresentação de propostas práticas para adoção imediata, revela que estamos no caminho certo, que é o fortalecimento institucional do seu corpo de colaboradores, gestores e servidores. Outros encontros como esse virão, ampliando o leque de envolvidos”, ressaltou a Vice-Presidente Isabel Rocha.

Vice-Presidente Michelle Beatrice, Psicoterapeuta Nazareth Ribeiro e a Conselheira Isabel Rocha

A psicoterapeuta Nazareth Ribeiro destacou a importância de controlar o estresse, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal, para prevenir o desenvolvimento de Burnout — um transtorno psíquico associado à exaustão extrema no trabalho. Essa condição se inicia com situações recorrentes que levam a um estado de profunda irritabilidade. Entre os principais sinais estão o estresse elevado, que gera intolerância em relação a ações do dia a dia, além de falta de energia e angústia ao ir trabalhar.

“Quando você proporciona um clima organizacional positivo no ambiente de trabalho, valoriza o descanso e o autocuidado e promove oportunidades iguais para todos, independentemente de quem seja, você você já vai estar alinhado com as ODS da agenda 2030 e já vai trazer uma grande transformação e uma vantagem competitiva também aí no seu lugar”, alertou.
Ao final da palestra, o evento contou com uma atividade coletiva, na qual cada grupo desenvolveu ideias com base no sistema Environmental, Social, and Governance (ESG) — um conjunto de práticas que orienta se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e bem gerida. Entre as propostas criadas, destacam-se a aquisição de canecas personalizadas para reduzir o uso de copos plásticos, a inclusão de pessoas com deficiência, a promoção de eventos presenciais, como o Ciclo de Palestras, e a criação de salas de amamentação para servidoras.
O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, resumiu o significado dessa edição do Ciclo de Palestras.

“A valorização dos servidores públicos, dos servidores do CAU/RJ, faz parte da nossa agenda, não necessariamente, só no aspecto profissional ou salarial, mas também na valorização humana para que a gente possa criar condições de trabalho super favoráveis. A ideia é que a gente tenha orgulho da nossa instituição, dos nossos parceiros, que a gente perceba que está fazendo alguma coisa que está valendo a pena, que tenha resultados que a sociedade perceba”.

 

Beatriz Lessa, graduanda de enfermagem, apresentando a palestra sobre prevenção ao câncer de mama

A prevenção do câncer de mama foi o tema de encerramento do encontro. Beatriz Lessa, graduanda de enfermagem, que atua na Clínica da Família, foi a responsável pela palestra sobre a campanha Outubro Rosa. Ela falou sobre o surgimento da campanha, os fatores de risco para as doenças, apresentou dados sobre o câncer nas mulheres e alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, ensinando as participantes a como fazer o autoexame.
“Vim ao CAU/RJ falar sobre essa campanha importantíssima, que acontece anualmente, o Outubro Rosa. A campanha foi criada nos Estados Unidos e veio para o Brasil em 2002. Tem um contexto histórico lindíssimo. Os principais objetivos são a conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce, através da mamografia ou autoexame, no caso do câncer de mama e do preventivo, no caso do câncer de colo do útero”, explicou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ lamenta a morte do arquiteto e urbanista Renato Marion Aquino

CAU/RJ contribui para o debate da sustentabilidade na construção em evento de mulheres do mercado imobiliário

Condições de Trabalho dos arquitetos e urbanistas servidores públicos são tema de debate no CAU/RJ