A nomeação da blogueira Monique Baptista Aguiar para o cargo de coordenadora técnica do Iphan-RJ não agradou aos profissionais e às entidades que atuam no campo do patrimônio. A indicação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17 de abril.
Clique aqui para ler, na íntegra, nota pública das entidades que atuam no campo do patrimônio
Criadora do blog “Com Olhar Turístico”, Monique é turismóloga e atriz. Com mais de 33 mil seguidores no Instagram e 11 mil no Facebook, a nova coordenadora técnica do Iphan-RJ é reconhecida pelas dicas de turismo, cultura, gastronomia, hospedagem e evento que compartilha em suas redes. Monique assume cargo que tem por prerrogativa regimental coordenar e orientar equipes e ações de naturezas e complexidade variadas na gestão dos bens protegidos como patrimônio nacional em todo estado do Rio de Janeiro, incluindo aí as rotinas de fiscalização, recuperação e licenciamento referente ao vasto e importante acervo arquitetônico tombado ou ainda de sítios arqueológicos registrados.
Para a arquiteta e urbanista, conselheira do CAU/RJ, Noemia Barrada, a troca de coordenação é um equívoco temerário. “É sabido que o cargo de Coordenador Técnico das Superintendências do IPHAN em todo o Brasil é de enorme responsabilidade, pois as ações técnicas do órgão são respaldadas pela figura do coordenador. No caso do Rio de Janeiro, a responsabilidade se potencializa. É o Estado que concentra o maior acervo de bens protegidos, seja de natureza material (tombados e valorados) ou imaterial (registrados) do país. Considerando a Lei 12.378/2010, preocupa a nomeação de alguém que, sem ser arquiteto e urbanista, como é de praxe em todos as coordenações técnicas do país – e há mais de 30 anos no Rio de Janeiro – o cargo venha a ser ocupado por uma turismóloga”, criticou.
Além do CAU/RJ, manifestaram-se contra a indicação de Monique Baptista para o cargo de coordenadora técnica do Iphan-RJ o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Núcleo Leste Metropolitano (FeNEA Leste Metropolitano), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Rio de Janeiro (Icomos) e o Comitê Internacional de Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno (Docomomo).