A Comissão de Equidade de Gênero do CAU/RJ promove a segunda live do “Ciclo de debates: cidades inclusivas para mulheres“. O evento ocorre nesta quinta-feira, 18 de junho, às 11h. A discussão será transmitida, ao vivo, na página oficial do Conselho no Facebook. Desta vez, o debate será em torno de três temas: “Repensando as cidades a partir da pandemia”, “O papel das mulheres e a coletivização do cuidado” e “Mulheres negras e o direito à cidade antirracista”.
Participam da live as arquitetas e urbanistas Diana Helene, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e criadora do blog FeminismUrbana; Luciana Mayrink, mestre em arquitetura pelo Proarq/UFRJ; e as conselheiras do CAU/RJ, integrantes da Comissão de Equidade de Gênero, Cris Reis e Leila Marques, como mediadoras.
“Às mulheres sempre foi negado o direito a galgar espaços de poder e de equidade de direitos com o gênero masculino. Às mulheres negras, a dívida é ainda maior, pois o racismo estrutural da nossa sociedade faz delas a base de uma pirâmide que as achata, as tornam invisíveis para as benesses, e imputa em suas costas, entre outras, tarefas mais árduas como as de cuidar dos seus filhos, dos filhos dos outros e de uma casa que nunca será delas…”, afirmou a conselheira Leila Marques.
Segundo a conselheira, a conversa trará falas de quem entende e vive essas situações de discriminação e preconceitos no seu dia-a-dia, com uma linguagem que atinge outros segmentos da sociedade, além das arquitetas e urbanistas. Os participantes poderão comentar e fazer perguntas durante a live.