No dia 31 de agosto, o CAU/RJ lança a décima edição de seu programa de patrocínio cultural, o Edital Ítalo Campofiorito. O evento será realizado a partir das 17h, na sede do Conselho (Av. República do Chile, 230, 23º andar) e contará com a participação dos realizadores do projeto Territórios Negros: Patrimônio e Educação na Pequena África.
Clique aqui para realizar inscrição no evento.
Os membros da Comissão vão apresentar as principais informações do documento e tirar dúvidas dos interessados. O edital é voltado para pessoas jurídicas públicas ou privadas sem fins lucrativos, que apresentem propostas culturais relevantes para a produção de conhecimento, fortalecimento, desenvolvimento, aperfeiçoamento e valorização do exercício da Arquitetura e Urbanismo.
Contemplado na oitava edição do programa, em 2020, o projeto resultou na produção de seminários, site e e-book, sobre memória e valorização do patrimônio histórico e cultural na Região da Pequena África, com diálogos que envolvem as relações étnico-raciais e o território do entorno do Cais do Valongo, Patrimônio Mundial pela Unesco.
Participam do lançamento os organizadores da publicação, a diretora e gerente de projetos sócio culturais do Instituto 215, Teresa Guilhon, e o coordenador do Negram (IPPUR/UFRJ), Renato Emerson dos Santos; a diretora do projeto de cooperação internacional – Prodoc Unesco 914BRZ4022 – Gestão Compartilhada do Cais do Valongo e Museu de Território (MUHCAB), Cristina Lodi, uma das autoras do livro; e Luciana Mayrink, vice-presidente do CAU/RJ, que assina o prefácio da obra. A mesa terá moderação da vice-presidente do CAU/RJ, Noemia Barradas, especializada em patrimônio e integrante da Comissão de Patrocínio Cultural do CAU/RJ.