A publicação “Área de Proteção Ambiental de Santa Teresa – A contribuição dos arquitetos e urbanistas em parceria com a sociedade” será lançada terça-feira, 10 de janeiro, às 18h, no auditório do Parque das Ruínas, em Santa Teresa. O projeto foi um dos selecionados na terceira edição do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural.
Produzida pela Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), a revista apresenta as belezas da paisagem da Área de Proteção Ambiental (APA), com informações sobre a fauna e a flora locais, e seu casario histórico, além de apontar as dificuldades para a proteção da área, como construções irregulares, e contar um pouco da história de Santa Teresa.
Para o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, a publicação destaca a decisiva contribuição profissional dos arquitetos e urbanistas para a preservação da APA. “A iniciativa da Amast trará atenção à necessidade de proteção das riquezas do ambiente cultural do bairro, seu especial patrimônio arquitetônico e urbanístico, além de seus belos atributos naturais”, afirmou.
O bairro de Santa Teresa foi declarado Área de Proteção Ambiental pela prefeitura em 1984, com o objetivo de preservar tanto sua paisagem natural, que inclui trechos remanescentes de Mata Atlântica, quanto sua paisagem cultural, marcada por uma arquitetura eclética e pitoresca.
Serviço:
Lançamento da publicação “Área de Proteção Ambiental de Santa Teresa – A contribuição dos arquitetos e urbanistas em parceria com a sociedade”
10 de janeiro, às 18h
Auditório do Centro Cultural Municipal do Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.