O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançou, no sábado, 30 de janeiro, o Guia IAB para a Agenda 2030. O documento reúne 51 exemplos de planos e projetos brasileiros que estão de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Esse guia, ao elencar respostas aos objetivos de desenvolvimento sustentável adotados pelas Nações Unidas – resultado do trabalho de muitas equipes, em muitas frentes – demonstra o papel central que a arquitetura e o urbanismo têm na salvaguarda da vida no planeta. Em tempos obscuros e preocupantes, essa coletânea reacende a esperança e reanima o compromisso do IAB com nossa casa comum, lado a lado com todos aqueles que compartilham nossa luta por um mundo melhor”, afirmou Maria Elisa Baptista, presidente do lAB, durante o lançamento.
Produzido pela Comissão de Política Urbana e Habitação Social do IAB, o guia foi inspirado em publicação de mesmo nome elaborada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) em 2019. Durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021Rio), em julho, o documento vai ganhar nova versão.
Os projetos/planos brasileiros que representam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs. A seleção foi coordenada pelo arquiteto e urbanista Cid Blanco Jr., representante do IAB na Comissão da UIA de Acompanhamento dos ODS.
“Faltam dez anos para chegarmos em 2030. A Agenda dos ODS é vista como um norteador para um mundo melhor. Pensar o futuro do planeta é olhar o futuro das cidades e de como a sustentabilidade as afeta enquanto sociedade. A arquitetura e o urbanismo têm que mostrar à sociedade, sua interação com esse compromisso mundial”, disse a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, uma das coordenadoras da Comissão de Política Urbana do IAB.
Baixe o Guia IAB para a Agenda 2030 aqui
Com informações do IAB e da Revista Projeto