O Instituto de Arquitetos do Brasil entregou na segunda-feira, 29 de maio, os prêmios aos vencedores do Concurso Estande Seul. A cerimônia, que aconteceu na sede do IAB-RJ, contou com a presença da equipe vencedora: Alexandre Kuroda, Renata Portelada, Thomas Takeuchi, Caio Cavalcanti e Isadora Tebaldi; além dos arquitetos Bruno Marinho e Luiz Marinho, autores do projeto classificado em terceiro lugar, e da Isabela Miranda e do Fernando Delgado, que receberam menção honrosa.
Antes da entrega dos prêmios, o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, agradeceu aos participantes do concurso e a todos que trabalharam para o sucesso da competição. O arquiteto falou também da missão do espaço brasileiro no 26º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2017SEOUL: “O estande será o nosso cartão de visita para que o mundo dos arquitetos seja expressivamente saudade, em 2020, aqui no Rio de Janeiro.” Para Magalhães, o júri foi muito feliz na escolha dos trabalhos selecionados, e destacou a ideia do projeto vencedor de receber contribuições dos que estarão visitando a exposição através de apliques. “A proposta é muito positiva. Ela esteve, de certo modo, no estande da nossa candidatura, na África do Sul, quando os colegas expressaram, na própria língua, sobre a vinda ao Rio. Agora, em Seul, esperamos que essa participação seja efetiva e ampliada”, afirmou.
Segundo o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Jerônimo de Moraes, a escolha do projeto do estande brasileiro para o UIA2017SEOUL é um passo importante para a organização da próxima edição do Congresso Mundial de Arquitetura, que será no Rio de Janeiro: “Com todas as dificuldades que estamos passando hoje no Brasil, a promoção do concurso foi um esforço que merece parabenização. A participação do CAU/RJ sempre será no intuito de ajudar na construção do UIA2020RIO. O CAU saúda o IAB, que está na frente da organização do congresso, nas pessoas do Sérgio Magalhães e Pedro da Luz Moreira, presidente do IAB-RJ.”
Feliz com o resultado do concurso, Alexandre Kuroda agradeceu ao IAB e ao CAU/RJ pela promoção do concurso de ideias do estande brasileiro para UIA2017SEOUL e defendeu a realização de mais concursos de arquitetura. “Já participei de muitos escritórios, sempre participando de concursos. Acredito que a modalidade é a melhor para se selecionar projeto e traz à arquitetura novos ares e inovações. Essa foi uma oportunidade legal e fazemos força para que esse tio de oportunidade apareça mais”, disse Kuroda.
Para participar do Concurso Estande Seul, Kuroda se uniu ao escritório Lab for Architectural Singularity (L.A.S) e aos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Caio Cavalcanti e Isadora Tebaldi. A equipe trabalhou por mais de um mês no projeto, reunindo-se principalmente pela internet. A proposta surgiu após discussões sobre a logo do UIA2020RIO, além do pavilhão de Seul no UIA2014Durban e de referências do Sou Fujimoto, entre elas o Final Modern House. Um dos desejos do grupo era incluir a topografia carioca no projeto.
Saiba mais sobre o projeto vencedor
Organizado pelo IAB-RJ, com patrocínio do CAU/RJ, o concurso foi um passo rumo ao 27º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2020RIO, que será realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2020. O congresso será o maior evento do Rio após as Olimpíadas. A expectativa do IAB é de receber entre 15 mil e 20 mil arquitetos de todo o mundo na capital carioca.
Com o tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, o congresso conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA).
Fonte: IAB