O Departamento Alagoas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-AL), através de seu presidente Pablo Fernandes, enviou proposta ao Plano Plurianual Participativo (PPA) do Governo Federal para contratação de um arquiteto e urbanista para cada 20 mil habitantes em todos os municípios brasileiros. O objetivo é garantir a democratização dos serviços de arquitetura e urbanismo ao cidadão e à sociedade como um todo, planejando e promovendo o desenvolvimento em cada cidade do país.
Para apoiar o projeto, é possível votar por meio do link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/391
“A obrigatoriedade da contratação de arquitetos e urbanistas em todos os municípios do país, proposta pelo IAB-AL para o PPA do Governo Federal, trará impacto enorme na democratização do nosso campo profissional em todo o Brasil e ainda mais em cidades menores, com IDH mais baixo. Pautas como a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, melhorias habitacionais, qualidade no planejamento urbano e na realização de projetos só se viabilizam com a presença de arquitetos e urbanistas, atuando no executivo para que toda a população possa ser atendida”, avaliou a presidente do IAB-RJ, Marcela Abla.
Para o arquiteto e urbanista Igor de Vietymy, ex-presidente do IAB-RJ, a iniciativa é fundamental, considerando a complexidade das cidades, que aumenta com a maior concentração urbana. “As prefeituras precisam ter capacidade operacional para pensar essas cidades, para planejar, para corrigir incongruências inerentes ao crescimento delas, à formação natural de vazios urbanos decorrentes dos processos de migrações internas, ao ajuste de legislação para responder a fenômenos urbanos, garantir a oferta de oportunidades de trabalho, de cultura, de educação, de lazer, enfim, para ofertar uma cidade para todos e todas”, afirmou. Ele lembrou ainda que a arquitetura pública, incluindo a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, só se viabiliza nas cidades do interior com a contratação de arquitetos e urbanistas.