O CAU Brasil apresenta no mês de julho a segunda temporada da série “Moradia digna é um direito de todo brasileiro”, que faz parte da campanha Mais Arquitetos.
Na nova fase, o foco será o papel da moradia na preservação e recuperação da saúde dos cidadãos. Conselheiros e conselheiras do CAU Brasil receberão especialistas da área. A primeira live da temporada acontece no dia 8 de julho. A primeira vice-presidente Daniela Sarmento, representante de Santa Catarina no CAU Brasil, receberá a Doutora em Saúde Coletiva Raquel Marques e a médica de família e comunidade Mayara Floss. Acompanhe ao vivo, a partir das 19 horas, nos perfis do CAU Brasil no Facebook e Instagram e inscreva-se no canal do Youtube para receber as notificações.
Conheça as participantes:
A arquiteta e urbanista Daniela Sarmento é mestre em Desenvolvimento Regional FURB na área de Urbanismo e Gênero e especialista em Planejamento Urbano e Regional FURB na área de habitação de interesse social. Atua na área de projetos de arquitetura e desenho urbano e é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB. Foi presidente do IAB – Núcleo Blumenau (2017/2018); presidente do CAU/SC (2017/2020) e atual primeira vice-presidente do CAU Brasil, para o qual foi eleita para a gestão 2021/2023.
Raquel Marques é sanitarista, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Medicina Preventiva. Atualmente, atua como Codeputada Estadual da Bancada Ativista, o primeiro mandato coletivo da história do Estado de São Paulo. É Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública onde realizou pesquisa sobre a articulação da sociedade civil pela internet em defesa dos direitos reprodutivos.
Mayara Floss é médica de família e comunidade. Foi co-criadora do projeto de Educação Popular Liga de Educação em Saúde. Criadora e idealizadora da Série SUS, uma série de vídeos focados na promoção do conhecimento sobre o SUS com mais de um milhão de visualizações. Em 2017 ganhou com o coletivo Rua Balsa das 10 o prêmio Jabuti com o livro Estórias da Rua que foi Balsa: Trilhas e intuições na Educação Popular em Saúde. Integra o grupo do Instituto de Estudos Avançados da USP. Desde 2019 também apresenta o podcast Medicina em Debate. Desde 2019 coordena o curso EAD de Saúde Planetária da plataforma do TelessaúdeRS.
Sobre a série Moradia digna é um direito de todo brasileiro
A série de lives Moradia digna é um direito de todo brasileiro é uma ação da campanha nacional Mais Arquitetos, promovida pelo CAU Brasil para fortalecer a cultura da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social no país e divulgar a Lei 11.888/2008. A primeira temporada, no mês de junho, exibiu conversas ao vivo com a participação de influenciadores digitais que produzem conteúdo dirigido às populações de baixa renda e arquitetos experientes no campo de atuação da ATHIS.
Fizeram parte da primeira etapa da série Amanda Dias, do perfil @granapretaoficial; o ator Paulo Vieira (paulovieira.oficial); a jornalista Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda); Rene Silva, do perfil @avozdascomunidades; e Verônica Oliveira, criadora do perfil @faxinaboa. A campanha Mais Arquitetos também repercutiu através de vídeos e posts nos canais dos convidados, fazendo a informação sobre a Lei 11.888/2008 chegar a cerca de 1,5 milhão de usuários do Instagram.
As conselheiras Camila Leal Costa (SE), Matozalém Sousa Santana(TO), Maíra Rocha (RJ) e Cristina Barreiros (RO) também receberam os arquitetos Riva Feitoza, pioneira em arquitetura popular no estado de Sergipe; Paulo Jordão, ex-diretor de Planejamento Urbano do Município de Porto Nacional (TO); Claudia Pires, criadora da rede Arquitetos por Moradia e do projeto Arquiteto da Favela; e Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas.
Fonte: CAU Brasil