Cariocas e turistas já podem ter acesso aos principais pontos de interesse arquitetônico da cidade em um guia online gratuito: o ArqGuia Rio. A plataforma foi lançada nesta quarta-feira (30) no Paço Imperial, local emblemático da cidade e que é a primeira citação do guia. O projeto, de autoria dos arquitetos e urbanistas Lucas Franco, Isabela Ledo e Maria Fernanda Duarte, em parceria com escritório Mayerhofer e Toledo Arquitetura, foi um dos contemplados na segunda edição do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural.
Online, gratuito e bilíngue, o Arqguia Rio cataloga 100 pontos de interesse arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade, abrangendo diversos períodos históricos e estilos arquitetônicos. O guia online permite a busca de informações a partir de fotos; atividade, época e material; e região, através de um mapa interativo. A descrição básica inclui o nome do arquiteto responsável, ano da obra e função do edifício, além de informações como endereço completo, horário de funcionamento e contato do local.
A ideia de criar um guia online surgiu a partir da experiência dos idealizadores com ferramentas semelhantes em outros países. Isabela Ledo destacou o momento propício para o lançamento – os 450 anos do Rio de Janeiro e os Jogos Olímpicos de 2016. “Queremos que as pessoas se apropriem do espaço público e que as informações sobre o patrimônio arquitetônico estejam mais acessíveis a um público diversificado”, afirmou.
Para Lucas Franco, além de estimular a visitação de bens arquitetônicos e urbanísticos, um dos objetivos do Arqguia é divulgar a arquitetura enquanto valor cultural. “Nossa ideia, é atingir a população em geral, além dos arquitetos e urbanistas. Nesse sentido, estamos alinhados com o CAU/RJ”. Franco afirmou ainda que pretende ampliar o alcance do site. “O lançamento é apenas o começo, futuramente, queremos tornar o site mais colaborativo, com novas funções”.
Durante o lançamento, o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, se disse feliz em ver o resultado do trabalho de uma nova geração de arquitetos e urbanistas. “Parabéns a equipe pela genial ideia, que se transformou em uma ferramenta moderna e fascinante”. O diretor do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), Manoel Vieira, e o vice-presidente do IAB-RJ, Marat Troina, também participaram da abertura.
Em um discurso emocionado, Lucas Franco agradeceu não só aos apoiadores, patrocinadores e profissionais que trabalharam no desenvolvimento do guia, mas também aos arquitetos e urbanistas que produziram as obras emblemáticas da cidade que, segundo ele, devem ser revisitadas.
O site foi desenvolvido pelo escritório de design criativo Tangerina e recebeu patrocínio do CAU/RJ, Oi Futuro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio institucional do IAB-RJ e do Comitê Rio 450 Anos.
Acesse: arqguia.com
Veja as fotos do lançamento aqui