Quando precisamos escolher um computador para desenvolver nossas atividades profissionais ou estudar, é muito comum levar em consideração primeiro o custo do equipamento e apenas depois os recursos disponíveis. Um dos diferenciais dos computadores mais recentes é a arquitetura do processador. Se o seu equipamento usa chips da Intel (i3, i5, i7 ou i9) ou AMD (Ryzen), a arquitetura é identificada como x86.
Essa arquitetura processadores é antiga e apresenta evolução constante nas últimas décadas. Para computadores de mesa que estão constantemente ligados na tomada, a arquitetura x86 atende todos os requisitos para trabalhos mais leves ou exigentes. Desde navegar na web ou renderizar imagens 3D.
Um dos pontos fracos desses processadores é a eficiência energética quando os equipamentos estão usando bateria. É o caso dos notebooks e tablets. Para esse tipo de ambiente os processadores da arquitetura ARM são os mais indicados, pois são incrivelmente eficientes no consumo de energia.
Recentemente a Apple começou a usar processadores ARM nos seus computadores (Chips M1 e M2), e isso trouxe ao mesmo tempo benefícios para quem usa dispositivos portáteis e desafios para os desenvolvedores. Todos os softwares que foram escritos para usar a arquitetura x86 precisa de adaptação para usar todo o potencial do ARM.
Um software livre que ainda não tinha recebido atualização para aproveitar todos os recursos dos processadores ARM da Apple era o GIMP. Segundo o blog oficial do GIMP, agora você pode fazer o download de uma versão nativa do software para processadores da Apple.
A grande vantagem em usar versões nativas do software é que você não precisa mais executar adaptações. O consumo de energia será muito menor e o impacto para tarefas que exigem mais processamento será mínimo na bateria. Como resultado, podemos aproveitar mais tempo de trabalho editando imagens em dispositivos como notebooks com processadores M1 e M2 da Apple.
O GIMP é a melhor opção para editar e tratar imagens usando um fluxo de trabalho baseado em software livre.
Quer aprender a usar GIMP? O Solare tem o curso de GIMP para arquitetura que está disponível no nosso canal do YouTube. O material é todo produzido e contextualizado para uso em arquitetura e o acesso é gratuito.
Esse curso, e todos os outros do Solare, foram produzidos com o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).