O Fórum de Escolas, realizado pela Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CEF-CAU/RJ), que aconteceu nessa quinta-feira (10) na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), reuniu personalidades da comunidade acadêmica para discutir ações de valorização à formação profissional de arquitetura e urbanismo e homenagear o professor João Calafate por sua importância na formação de gerações de profissionais.
A programação contou com exposição de trabalhos de graduação, debates e palestras sobre BIM, novas tecnologias e a importância do estágio durante a formação profissional. Um dos destaques do evento foi o encontro dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAUS), que apresentaram mais de 80 projetos sociais desenvolvidos por estudantes de 11 universidades do estado. “A força da academia demanda reconhecimento das Instituições de Educação Superior e do CAU”, explicou a coordenadora da CEF, conselheira Tanya Argentina.
As mesas de debate foram conduzidas pelos conselheiros membros da CEF-CAU/RJ Igor de Vetyemy, Ticianne Ribeiro, Eduardo Ribeiro Gustavo Juca e Marllon Sevilha. Além destes, o evento também contou com a presença o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, da vice-presidente Michelle Beatrice e da presidente do IAB-RJ, Marcela Abla. Ao final do fórum, o professor João Calafate foi homenageado como Personalidade do Ano do Ensino e Formação de Arquitetura e Urbanismo, em reconhecimento à sua destacada contribuição para a área.