Entre os desafios relacionados com o desenvolvimento de projetos para arquitetura está a constante busca por opções para editar e manipular arquivos BIM. Se você receber arquivos em formatos proprietários como os produzidos pelo Revit ou ArchiCAD, será necessário adquirir uma licença desses softwares para ter acesso aos dados.
Mesmo que você tenha desenvolvido o projeto e seja seu trabalho, é necessário o software para que você tenha acesso ao projeto.
Esse é um dos motivos pelos quais sempre recomendamos o uso de formatos abertos, e baseados em texto puro. Para trabalhos usando BIM, a melhor opção é usar o IFC [Industry Foundation Classes]. O formato é suportado pelo FreeCAD e Blender. Ambos softwares livres e gratuitos.
Caso você decida adotar o IFC como o padrão para armazenar e compartilhar seus projetos, será possível usar ferramentas online como o I Love IFC. Essa é uma plataforma desenvolvida usando o IFC.js que já divulgamos aqui no Solare.
O que podemos fazer com o I Love IFC? Essa é uma lista com os principais recursos:
- Visualizar arquivos IFC online
- Mesclar arquivos IFC
- Dividir modelos 3D salvos em IFC
- Extrair dados em formato de planilha de arquivos IFC
- Fazer a geolocalização de projetos
Tudo isso pode ser realizado de maneira online e sem custo algum. Com o I Love IFC é possível realizar esses procedimentos em qualquer computador ou dispositivo móvel. Mesmo que você tenha apenas um smartphone ou tablet, será possível editar e manipular seus arquivos BIM.
Como começar a usar arquivos IFC no seu cotidiano e migrar para uma solução baseada em software livre? No Solare você já encontra o curso de BIM com FreeCAD que aborda o desenvolvimento de projetos usando BIM. Ali você aprende a usar as ferramentas de modelagem 3D para arquitetura do FreeCAD, permitindo a geração de arquivos IFC dos projetos.