O Programa de Pós-graduação em Cardiologia do Instituto do Coração Edson Saad (ICES), da Faculdade de Medicina da UFRJ, promove o seminário online “Arquitetura & Saúde: Desafios em tempos sombrios”. O evento acontece nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, às 16h.
A palestra contará com a presença do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ Ubiratan de Souza e do professor da Faculdade de Medicina e do ICES Nelson de Souza e Silva, que também realizará a mediação. O debate vai ocorrer pela plataforma Google Meets através do link: https://bityli.com/pkabr
O encontro tem como objetivo principal analisar e refletir como Arquitetura e Urbanismo e Medicina se relacionam no dia a dia da sociedade. O debate propõe ainda mostrar como a Arquitetura impacta a Medicina e a saúde no geral muito além da arquitetura hospitalar, assim como as condições de moradia e deslocamento no cotidiano das grandes cidades afetam diretamente a qualidade de vida e saúde de seus moradores.
O professor Nelson de Souza reforça a importância de se discutir essa temática nos dias de hoje: “Saúde, educação, moradia, transporte entre outros, são direitos sociais ou direitos universais garantidos no artigo 6º. de nossa Constituição. Como direitos sociais, constitucionais, o orçamento anual de todo e qualquer governo deve garantir prioritariamente os recursos necessários para a execução de políticas públicas para a construção do Estado Democrático de Direito. Sem justiça social não há democracia. Esses direitos sociais estão interligados, são componentes de um sistema complexo. São fundamentais para que a população possa ter saúde durante a maior parte de sua vida garantindo o desenvolvimento econômico e social da nação. A riqueza produzida por todos deve ser distribuída justamente por todos. O debate terá por base a teoria de sistemas complexos dinâmicos adaptativos”.