A exposição SB 100, em cartaz no Centro Carioca de Design até 1º de junho, realiza programação especial na terça-feira, 7 de maio. Será exibido o filme “Missão Rio”, de Sérgio Bernardes Filho, seguido de debate sobre a obra do arquiteto e urbanista Sérgio Bernardes. O documentário aborda o plano político e administrativo do município do Rio de Janeiro elaborado por Bernardes.
A mostra, que inaugura os eventos preparatórios da agenda Rio Capital Mundial da Arquitetura, apresenta projetos de design, mobiliário e urbanismo do arquiteto e urbanista que completaria 100 anos no dia 9 de abril.
Sobre Sergio Bernardes
Como livre pensador e “inventor social”, como gostava de se apresentar, Sergio Bernardes concebia a atividade de arquiteto em um campo ampliado “capaz de conectar o menor objeto de design à escala do país”.
Dedicou-se, ao longo de uma trajetória de quase 70 anos de vida profissional, a estudar o Brasil e, mais particularmente, o Rio de Janeiro, resultando em muitas propostas arquitetônicas e urbanísticas. Entre seus projetos no Rio estão o Pavilhão de São Cristóvão, os postos de salvamento da orla, o Parque Maria Cândida Pareto, o Edifício Casa Alta e o Sanatório de Curicica.
A exposição SB 100 é realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, IRPH, Centro Carioca de Design, Bernardes Arquitetura; com patrocínio de Bernardes Arquitetura e apoio do CAU/RJ, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ.
Programação:
7 de maio
18 h – Exibição do filme “Missão Rio”
Diretor: Sérgio Bernardes Filho
Duração: 42 min Ano: 1982 País: Brasil
Sinopse: Documentário sobre o plano político e administrativo do município do Rio de Janeiro elaborado pelo arquiteto e urbanista Sérgio Bernardes.
19 h – Debate: A Obra de Sergio Bernardes (nomes a confirmar)
Adriana Caúla
Thaysa Malaquias
Ethel Santanna
Fausto Sombra
Mediação: Ana Amora
Serviço:
Exposição SB 100
Centro Carioca de Design
Praça Tiradentes, 48, Centro – RJ
Segunda à sexta, 10h às 19h.
Grátis. Até 1º de junho.