O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, recebe a obra universal do arquiteto Antoni Gaudí, com trabalhos oriundos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera.
A exposição “Gaudí: Barcelona, 1900” reúne 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais, e 25 peças entre objetos e mobiliário criados pelo arquiteto catalão. Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a cena de Barcelona nos anos 1900.
Os curadores da exposição, Raimon Ramis (historiador em arte pela Universidade Autônoma de Barcelona) e Pepe Serra Villalba (diretor do Museu Nacional da Catalunha), destacam os processos construtivos dos projetos de Gaudí por meio de modelos tridimensionais que ressaltam detalhes de sua arquitetura.
Os curadores selecionaram 26 trabalhos entre objetos e elementos decorativos concebidos pelos chamados ensembliers (artesãos de alto nível), além de 16 pinturas. São artistas contemporâneos a Gaudí, que desenvolveram suas obras conforme os preceitos do modernismo catalão. Entre eles destacam-se os pintores Ramón Casas e Santiago Rusiñol, e ensembliers como Gaspar Homar ou Joan Busquets, que decoraram e mobiliaram as casas da burguesia catalã do período.
Inaugurado em novembro de 2001, o Instituto Tomie Ohtake já realizou cerca 300 exposições, destacando-se por ser o mais importante espaço da cidade para mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, com projeto especialmente desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake.
EXPOSIÇÃO GAUDÍ: BARCELONA, 1900
Abertura 19 de novembro (abertura); 20 de novembro 5 de fevereiro de 2017
Visitação terça a domingo, das 11h às 20h
Local Instituto Tomie Ohtake
Endereço Avenida Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP
Ingressos R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia-entrada); entrada gratuita às terças-feiras
Informações (11) 2245-1900; www.institutotomieohtake.org.br