A Galeria da Cidade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade, recebe a exposição “Lelé: um Projeto de Brasil”, sobre o famoso arquiteto carioca João da Gama Filgueiras Lima. A exposição, que ficará em cartaz de 12 de fevereiro a 20 de maio, será gratuita. O uso da máscara é obrigatório para conferir a mostra. A abertura da exposição ocorrerá de forma remota no dia 11 de fevereiro, às 18h, através do canal do YouTube da Escola da Cidade.
“Lelé: um Projeto de Brasil” homenageia a trajetória de mais de meio século de exercício profissional deste arquiteto e urbanista, que uniu concepção, projeto e construção com maestria, sempre preocupado com questões climáticas e em diálogo com a geografia e temas como economia energética e de matéria prima.
A exposição conta com a curadoria da arquiteta e professora Anália Amorim e do arquiteto e professor Valdemir Rosa, e propõe um olhar analítico e atento à trajetória de Lelé e sua contínua busca por aperfeiçoamentos espaciais, em constante conversa entre a forma, a matéria, a estrutura, o meio e o canteiro.
Sobre Lelé
João da Gama Filgueiras Lima nasceu em 10 de janeiro de 1932, no Rio de Janeiro, mas foi em Brasília sua primeira grande experiência de canteiro, em 1957. Ele tinha 25 anos, era recém-formado, e logo aprendeu a construir como um ofício, concebendo à luz de específicas variáveis do universo da arquitetura. Da capital federal, manteve estreita e duradoura amizade com Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, e seguiu estudando constantemente os processos de pré-fabricação na arquitetura mundial e local.
Lelé criou várias fábricas aparelhadas para projetar e construir edifícios, cidades e elementos da construção civil – paredes, pisos, tetos, janelas, portas, cobertas, drenos, contenções, escadas, treliças, além de mobiliários arquitetônicos e urbanos. Sempre com economia de material, qualidade técnica e artística e preocupação com formação de mão de obra. Ao longo de seus quase sessenta anos de carreira, até sua morte, no dia 21 de maio de 2014, Lelé projetou, fabricou, montou e construiu, em escala industrial, escolas, centros esportivos, hospitais, tribunais, fóruns, creches, centros de apoio a mulher, casas da criança, casas comunitárias e importantes equipamentos urbanos. Projetou e construiu obras experimentando, com arte, técnica e ciência, a maioria dos materiais estruturais e construtivos existentes no país.
Exposição “Lelé: um Projeto de Brasil”
Entrada gratuita
Abertura virtual: 11 de fevereiro de 2022, a partir das 18h, com transmissão ao vivo via canal do YouTube da Escola da Cidade
Visitação: de 12 de fevereiro a 20 de maio de 2022 (segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h)
Local: Galeria da Cidade – Rua General Jardim, 65, Centro – São Paulo, SP