Institucional

Pela primeira vez no Morro da Providência, Encontro com a Sociedade convida antropólogo reconhecido mundialmente para debate sobre favelas

A primeira edição de 2024 do “Encontro com a Sociedade”, evento regimental realizado pelo CAU/RJ, acontecerá no Morro da Providência, das 9h30 às 13h, no dia 5 de novembro. O antropólogo Santiago Uribe, responsável pela revitalização das favelas de Medellín, na Colômbia, será o convidado especial desta iniciativa. A ideia é propor soluções para a melhoria da qualidade de vida nas favelas cariocas. Esta ação é fruto de uma parceria do Conselho com a Associação de Moradores do Morro da Providência e do projeto Arquitetos da Favela.

O Encontro com a Sociedade, que sempre acontece no segundo semestre de cada ano, tem como objetivo debater o exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo frente às expectativas e demandas da população do Estado. Em novembro, ele acontecerá nas três grandes regiões do Estado do Rio de Janeiro: Centro, Norte e Sul.

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, destaca a importância da participação de Santiago Uribe no evento “Encontro com a Sociedade – Edição Morro da Providência”:

“Trazer o Santiago Uribe, um antropólogo que está à frente do projeto de Medellín, que é uma urbanização que deu muito certo e é exemplo para todo mundo, é de uma importância enorme. Nós queremos levar a visão do Santiago, a visão coletiva de cidade, a visão de encontro, que inclui os moradores de favelas à sociedade.”

O evento se iniciará com um café de boas-vindas, seguido da mesa de abertura composta pelo presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, pela Vice-Presidente Michelle Beatrice, pela presidente da Associação de Moradores do Morro da Providência, Gisele Dias Soares, e pelo criador do projeto Arquitetos da Favela, Fernando Pereira.

“A experiência de Medellín tem muito o que contribuir para que o Rio de Janeiro volte a ser uma referência de urbanismo, de arquitetura, mirando a periferia para transformar a cidade como um todo. A transformação social passa pela mudança das favelas, incluindo o diálogo com os moradores no processo de planejamento para transformar não só esses territórios, mas o mundo. A minha palestra é uma oportunidade de olhar o modelo de Medellín de urbanismo social, que foi uma das cidades mais perigosas do mundo e se transformou a partir da implementação de uma estratégia de urbanismo social para os que mais precisam, que são os bairros periféricos e as favelas”, diz o antropólogo Santiago Uribe.

Após a palestra do convidado especial, Santiago Uribe, será aberta uma roda de conversa para o público interagir, trocando experiências ou tirando dúvidas, e, ao final, líderes comunitários e ativistas sociais convidados entrarão na conversa, expondo opiniões e experiências para enriquecer ainda mais o debate.

No encerramento, todos serão convidados a participar (por adesão – R$30,00) da feijoada servida no famoso Bar da Jura, ao lado do teleférico.

O Encontro com a Sociedade é um evento gratuito, organizado todo ano pelo CAU/RJ, com o objetivo debater o exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo frente às expectativas e demandas da população do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ lamenta a morte do arquiteto e urbanista Renato Marion Aquino

CAU/RJ contribui para o debate da sustentabilidade na construção em evento de mulheres do mercado imobiliário

Condições de Trabalho dos arquitetos e urbanistas servidores públicos são tema de debate no CAU/RJ