A Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) organiza evento preparatório para o UIA2021RIO. A iniciativa reúne profissionais em debates e reflexões sobre arquitetura hospitalar e a sua importância frente à pandemia. Nos dias 1° e 2 de junho, a partir das 19h, o evento vai discutir arquitetura sustentável e apresenta panorama de edifícios da Fiocruz em produção das vacinas contra Covid-19, respectivamente. A iniciativa acontece de maneira remota e gratuita, com transmissão pelo Youtube da ABDEH.
A roda de conversa “Sustentabilidade na arquitetura para saúde” vai contar com as arquitetas e urbanistas Adriana Lima, Eleonara Zioni e Kátia Fugazza como convidadas. Elas compartilharão experiências profissionais e esclarecerão dúvidas do público. No bate-papo, serão apresentados conceitos como arquitetura sustentável, arquitetura eficiente ou verde, além de soluções através de sistemas construtivos mais eficazes. A ideia é que seja feita a adoção de mecanismos naturais, aliados a técnicas e tecnologias na aplicação de projetos hospitalares.
“O Conjunto Arquitetônico da Fundação Oswaldo Cruz e a Produção Industrial para a Saúde” é o tema central do debate de manhã. O encontro reúne Jerônimo Moraes, ex–presidente do CAU/RJ e arquiteto do Departamento de Projetos e Obras da Fiocruz, e Renato Gama, arquiteto e urbanista, tecnologista sênior,pesquisador da Fundação e coordenador do Docomomo Brasil. A conversa apresentará as soluções arquitetônicas adotadas ao longo do tempo para abrigar a produção industrial no campus sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, à nova fábrica de vacinas. Para participar, o interessado deve realizar inscrição via link: https://www.sympla.com.br/trajetoria-da-fabricacao-da-vacina-na-fiocruz__1234150
A Fiocruz foi criada ainda no início do século XX para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica. Ao logo dos anos, ampliou consideravelmente seu campo de atuação. Atualmente, integra o Complexo Industrial da Saúde – CEIS. A instituição constituiu um significativo conjunto de edifícios que contam parte da história da produção industrial para a saúde no Brasil. Hoje, a autarquia federal é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, responsável na promoção da saúde, desenvolvimento social e na geração e propagação de conhecimento científico e tecnológico.