O CAU/RJ realizou na terça-feira, 26 de novembro, a segunda edição do Encontro com a Sociedade de 2024, em um evento com síndicos, em Ipanema. A iniciativa, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI), foi realizada no Teatro Ipanema, e ofereceu orientações para os síndicos sobre suas responsabilidades legais como gestores de condomínios. Durante o encontro, também foi assinado protocolo de intenções com a AMAI.
“O Encontro do CAU com a Sociedade tem um papel muito importante de aproximar o conselho da sociedade como um todo. Com a parceria da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, discutimos o aspecto relacionado aos condomínios e a Norma Técnica que estabelece a obrigatoriedade de acompanhamento técnico das obras e reformas nesses condomínios, principalmente nas unidades privativas”, ressaltou o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes.
O presidente da AMAI, Carlos Monjardim, destacou a parceria firmada com o CAU/RJ. “A partir desse entrosamento com o Conselho de Arquitetura teremos uma ferramenta a mais para orientar, de forma didática, os síndicos, os condomínios, no que tange à legislação e autovistoria e, ao mesmo tempo, ajudarmos a coibir obras irregulares”, afirmou.
Em sua palestra, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, abordou temas como os principais problemas de conservação predial, a necessidade de elaboração de planos de reforma, conforme a NBR 16.280, em casos específicos, as responsabilidades legais dos síndicos, entre outros assuntos.
O diretor de limpeza urbana da Prefeitura do Rio, Alexandre Campos, por sua vez, falou sobre novo sistema de recolhimento de lixo. “A Comlurb não vai multar ninguém, mas precisamos escolher a Ipanema que queremos”, disse. Durante o debate surgiu a proposta de criação de um programa para incentivo à coleta seletiva que será futuramente discutido entre o Conselho e a Amai.
O encontro contou ainda com a palestra do conselheiro do CAU/RJ e coordenador da Comissão Temporária de Acessibilidade, Arnaldo Lyrio, sobre acessibilidade em prédios e espaços públicos e privados. “É uma grande oportunidade conversar sobre esse assunto com a sociedade e os moradores de Ipanema. Como comissão, buscamos levar essas orientações sobre acessibilidade a todos”, afirmou. Ele falou sobre a atuação do Conselho em relação ao tema, o conceito de acessibilidade e o problema da má-conservação e ocupação irregular das calçadas. Arnaldo Lyrio também destacou a importância da participação de pessoas com deficiência na elaboração dos projetos urbanos.
O Encontro com a Sociedade é promovido anualmente pelo CAU/RJ com o objetivo de fortalecer o debate sobre o papel social da arquitetura e urbanismo, aprimorar o exercício profissional e valorizar o arquiteto(a) e urbanista. No dia 5 de novembro, aconteceu a primeira edição desse ano, no Morro da Providência. No dia 27 de novembro, foi a vez de Três Rios. No dia seguinte, o Encontro com a Sociedade aconteceu em Nova Iguaçu. Neste sábado, 30, será realizada a edição de Campos dos Goytacazes, finalizando os Encontros com a Sociedade Edição 2024.