Campos dos Goytacazes recebe, nos dias 5 e 6 de abril, a primeira edição do VIII Encontro com a Sociedade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). Na pauta, design universal, mobilidade urbana e projeto completo. Os participantes serão também desafiados a vivenciar as barreiras de acessibilidade em workshop. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Auditório Miguel Ramalho do Instituto Federal Fluminense – Campus Centro. Pré-inscrição através do link: http://bit.ly/2UfazDG
“Os arquitetos e urbanistas têm a responsabilidade de promover um urbanismo agregador. Por isso, o tema da acessibilidade e da cidade para todos é tão importante. Este tema abre uma série de discussões do Encontro com a Sociedade que, assim como no ano passado, será realizado em diferentes regiões do estado”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar.
O assessor especial do gabinete do prefeito de Campos dos Goytacazes e responsável pela condução dos Planos Diretor e de Mobilidade, Renato Siqueira, apresentará a palestra “Cidade acessível: desafio para democratização do espaço público”. A arquiteta e urbanistas Monique Ferraz e a representante da Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro Claudia Grangeiro participarão de mesa-redonda sobre calçadas e passeios públicos. A mediação será do conselheiro do CAU/RJ Vicente de Paula.
A relação entre projeto completo e acessibilidade será discutida entre os arquitetos e urbanistas Maria Léa Russo e Lucas Franco, que apresentará o projeto de acessibilidade que está desenvolvendo para o Colégio Pedro II. O debate terá mediação de Gustavo Manhães, integrante da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RJ.
Workshop de vivência das barreiras de acessibilidade
A atividade será desenvolvida pela coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/RJ, Regina Cohen. Usando vendas, bengalas e cadeiras de rodas, os participantes poderão vivenciar as dificuldades das pessoas com deficiência e refletir sobre as calçadas e a infraestrutura das cidades, seja como morador ou como planejador urbano.
“Ainda há muito a ser feito em relação à acessibilidade no estado. Alguns municípios estão evoluindo, mas ainda de forma muito lenta. A ideia de trazer esse debate para o norte-fluminense é mobilizar arquitetos e urbanistas e a sociedade a se dedicar sobre esse tema”, afirmou a coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/RJ, Regina Cohen. Ela também lembrou o péssimo estado de conservação e manutenção das calçadas. “É preciso devolver as calçadas para os pedestres. Além disso, o piso deve ser liso, sem buracos e com sinalização tátil para cegos”.
A programação do VIII Encontro com a Sociedade encerra com a palestra Ruas do futuro e seu impacto na qualidade de vida nas cidades, que será feita pela conselheira Noêmia Barradas e o engenheiro da ABCP, Alex Maschio. Confira a programação completa abaixo.
Desde o ano passado, os Encontros com a Sociedade são realizados de forma regionalizada, buscando envolver maior número de profissionais e cidadãos. Este ano, além de Campos dos Goytacazes, o VIII Encontro está previsto para acontecer nas cidades de Petrópolis e Duque de Caxias. As datas serão divulgadas em breve.