A chuva não atrapalhou a edição do CAU/RJ Perto de Você, em parceria com o Secovi Rio, neste domingo, 20 de outubro, no Posto 12 da Praia do Leblon, na zona sul carioca. A unidade móvel do Conselho recebeu a visita do público e de Conselheiros, que participaram da ação que teve o objetivo de chamar a atenção dos síndicos sobre suas práticas e responsabilidades legais na gestão de condomínios.
“Fizemos esta ação conjunta com o Secovi Rio para conscientizar a população, os síndicos e os proprietários, sobre a importância e a valorização do arquiteto urbanista dentro dos projetos e das obras dentro das unidades residenciais. Foi um dia muito bacana, com moradores e síndicos passando em nossa unidade móvel para tirar dúvidas. Pudemos dialogar com a sociedade”, afirmou a vice-presidente do CAU/RJ Michelle Beatrice.
Os participantes receberam materiais informativos, como o Guia para Síndicos, abordando temas essenciais, como manutenção predial, acessibilidade e segurança, documentação necessária para a realização de obras nas unidades habitacionais e no próprio condomínio, além da autovistoria predial. Os colaboradores do CAU/RJ também estavam a postos para atender os arquitetos e urbanistas e tirar suas dúvidas.
“Estamos começando um trabalho de formiguinha sobre a importância do nosso conselho e para conscientizar também os síndicos que são parceiros, principalmente, quando você tem projetos de reforma nos apartamentos. O síndico é uma peça importantíssima para disciplinar e coibir excessos que possam vir a prejudicar tanto o morador, quanto à sociedade de maneira geral”, disse o conselheiro do CAU/RJ, José Antonio Mendes Casas Novas.
A edição especial do CAU/RJ mais Perto de Você contou também com bate-papo sobre acessibilidade. A ex-conselheira do CAU/RJ Regina Cohen relatou sua experiência pessoal, como cadeirante, em alugar um apartamento acessível e elogiou a iniciativa do Conselho. O coordenador da comissão de acessibilidade do CAU/RJ, Arnaldo Lyrio, também comentou o exemplo da arquiteta. “Isso prova o tamanho do gap que existe na preocupação com a acessibilidade. Esta é uma oportunidade ótima e esse convênio com o Secovi tem um potencial enorme para a gente interagir”, afirmou.
Márcia Villas Boas é síndica de um dos prédios da região e prestigiou o evento. “Vim aqui buscar informações para quem possa me auxiliar”, explicou. “Acho que todos os síndicos deveriam vir aqui para que possamos ajudá-los em relação à fiscalização do Conselho, na questão das vistorias. É fundamental este esclarecimento”, opinou a conselheira do CAU/RJ, Teresa Menezes.