A Gestão 2021 do CAU Brasil tem, entre suas principais marcas, aperfeiçoar a relação institucional e o atendimento do CAU aos Arquitetos e Urbanistas e a Sociedade, bem como promover ações inclusivas para diminuição das desigualdades através da arquitetura e urbanismo.
Neste sentido, uma das principais entregas, foi o lançamento do edital de patrocínio de ações ATHIS, no valor total de R$ 1.000.000,00, para fomento ao “desenvolvimento e execução de projetos de apoio à assistência técnica em habitação de interesse social (ATHIS) em consonância com o desenvolvimento e execução das diretrizes indicadas no Manifesto em Defesa da Moradia Digna para Todos, divulgado pelo CAU Brasil em julho de 2021 no Congresso Mundial de Arquitetos- UIA Rio 2021”.
A iniciativa gerou belos resultados iniciais.
Clique aqui para acessar relatório completo da iniciativa.
Veja abaixo vídeos com cinco exemplos de propostas selecionadas, um de cada região do país:
NORTE
No Pará, o projeto Cidades Desejáveis: Mão na Massa na Comunidade foi um dos contemplados para ser patrocinado. O Cidades Desejáveis tem como proposta transformar espaços públicos de importância às comunidades em espaços acolhedores e atrativos. Conheça o que o foi desenvolvido no município de Ananindeua (PA).
NORDESTE
Na Paraíba, a União por Moradia Popular foi uma das contempladas para ser patrocinada. A comunidade Terras Belas, localizada no município de Conde (PB), por muito tempo sofreu com casas sem banheiro, sem iluminação e sem urbanização. A falta de infraestrutura e de espaços públicos comunitários de qualidade também eram um problema.
O município então teve Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008) implementada e, com a ajuda do CAU Paraíba, conseguiu identificar mais de 62 projetos de melhorias habitacionais
CENTRO-OESTE
Em Brasília (DF), o Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico da Universidade de Brasília foi um dos contemplados para ser patrocinado. A proposta consiste em unir Pós-Graduação e Extensão em um curso multidisciplinar, que apresente aos alunos uma visão das políticas públicas para assim agir na capacitação de técnicos e de agentes comunitários por meio de oficinas. Conheça o que foi desenvolvido em Brasília (DF).
SUDESTE
Em São Paulo, o bairro de Jardim Peri foi um dos contemplados por meio do projeto Plano Popular para o Futuro Melhor. A ideia é desenvolver um estudo básico de urbanização do local para apoiar a proposta de regularização fundiária da comunidade, que está ameaçada de remoção em razão da implantação do Lote 12 da Parceria Público-Privada de habitação do Município de São Paulo. Conheça o que foi desenvolvido na comunidade Jardim Peri (SP).
SUL
Em Santa Catarina, o Quilombo Toca Santa Cruz, localizado no município de Paulo Lopes, foi um dos contemplados no edital de ATHIS do CAU Brasil. A proposta apresentada é resultante de uma demanda histórica da comunidade: a construção de um espaço coletivo que viabilize melhores condições para a organização comunitária, educação e formação quilombola, capacitação profissional e integração entre os núcleos familiares. Conheça um pouco mais sobre o que vem sendo desenvolvido em Paulo Lopes (SC)
Foram também classificados os seguintes projetos:
Laboratório da Cidade – LDC (Belém – PA) – Projeto: Cidades Desejáveis: Mão na Massa na Comunidade
Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Brasilia/DF) – Projeto: Residência Multiprofissional em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS: Habitat, agroecologia, economia solidária e saúde ecossistêmica em territórios do DF e entorno
Centro Sócio Pastoral N S da Conceição (Natal – RN) – Projeto: Mãe Luiza Acessível
Associação Panã Arquitetura Social (Brasilia – DF)
Se você é um gestor público, arquiteto e urbanista, representante de ONGs, representante de OSCIPs, agente comunitário ou faz parte de alguma associação de bairro e quer ajudar nessa empreitada, acesse Moradia Digna
Matéria orginalmente postada no site do CAU Brasil: Edital ATHIS: acesse vídeos e informações sobre os projetos a serem patrocinados | CAU/BR (caubr.gov.br)