Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a Organização das Nações Unidas escolheu o lema “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. A escolha reconhece a contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que lideram a adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.
“O avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres é um dos maiores desafios globais do século XXI. As mulheres estão cada vez mais sendo reconhecidas como mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas do que os homens, pois constituem a maioria dos pobres do mundo e são mais dependentes dos recursos naturais que as mudanças climáticas mais ameaçam”, explica a ONU Mulheres.
A doutora em Sociologia pela UFMG e Pesquisadora da Fundação João Pinheiro Nícia Raies Moreira de Souza aponta, em artigo, que as desigualdades de gênero no Brasil se aprofundaram, ainda mais, com a crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19. “A sobrecarga de trabalho das mulheres recrudesceu com o fechamento das escolas e, em um momento posterior, com a adoção do ensino remoto para alguns níveis de ensino. O que foi reforçada com a maior presença dos membros adultos no domicílio, resultante do afastamento do trabalho ou da adoção do teletrabalho para determinados segmentos (onde as atividades eram condizentes com esses expedientes) e do desemprego, para a parcela da população que tinha uma inserção ainda mais vulnerável no mercado”, escreve ela.
Arquitetura: Substantivo Feminino
A equidade de gênero no mercado de trabalho será o tema do evento Arquitetura: Substantivo Feminino, que o CAU/RJ realiza no dia 11 de março, de 17h às 19h, com transmissão pelo Youtube (clique aqui).
A arquiteta e urbanista, coordenadora da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade do CAU Brasil, Cláudia de Alcântra é uma das presenças confirmadas do evento. A psicóloga e coordenadora de projetos de qualificação de mulheres na construção civil Jacqueline Cruz também participará do debate.