Movimento, integração e diferenças foram algumas das palavras-chaves que levaram à criação, pelos designers Glaucio Campelo e Suzana Fonseca, da marca que venceu o concurso para o Congresso UIA 2020, na última sexta-feira (26).
“Desenvolvemos a identidade visual a partir da ideia de diversidade do mundo e da própria arquitetura, que queríamos apresentar como algo útil para resolver os problemas da cidade”, explicou Suzana Fonseca. “Procuramos formas incongruentes que, ao mesmo tempo, pudessem ser harmonizadas”, acrescentou.
Os designers começaram a criar a marca a partir de diferentes figuras geométricas com lados comuns (triângulos que viravam quadrados, pentágonos etc), que não aparecem na imagem final, e depois inscreveram círculos nesses polígonos. “Além de o círculo trazer uma ideia de mundo, é uma figura que está presente em diferentes culturas”, afirmou Suzana Fonseca. Os cinco círculos do desenho final representam ainda os cinco continentes.
A escolha das cores também tem uma motivação. “Elas ajudam a criar uma ideia de vibração e movimento. Usamos cores com um certo grau de transparência, que se sobrepõem em algumas partes do desenho, o que também colabora com a ideia de integração”, complementou Glaucio Campelo. A proposta apresentada contou com a colaboração dos estudantes Luiza Fialho e Antonio Duarte.
Glaucio Campelo e Suzana Fonseca fazem parte do escritório Unidesign, que, entre outros trabalhos, desenvolveu a identidade da campanha da candidatura do Rio para as Olimpíadas 2004.
Segundo a comissão julgadora, a proposta de Glaucio Campelo teve um excelente nível de desenvolvimento, é harmônica e contemplou plenamente o tema do evento. Também foram bem avaliadas as possibilidades de desdobramento e aplicações da marca sugeridas. “Essa marca nos representará daqui a quatro anos. Precisávamos de uma identidade duradoura e bem-conceituada”, explicou a presidente da comissão julgadora, Ana Soter.
O segundo lugar ficou com a proposta apresentada por Maria Claudia Vevy Figuouno, de coautoria de Sérgio Berkenbrock, do escritório Goma Oficina de São Paulo, e a terceira posição com Victor Buck, com coparticipação de André Noboru Siraiama, Renato Tadeu Belluomini Cardilli e Rafael Makoto Fuzitan, do escritório paulista Dito Criativo Design Ltda. Outros três trabalhos receberam menções honrosas.
Na avaliação do júri, o segundo lugar apresentou a dimensão urbanística e duas escalas de interação. Já o terceiro lugar, apresentou originalidade da estruturação gráfica, que aponta para o futuro. Os trabalhos foram escolhidos por uma comissão composta pelos designers Ana Soter e Rodolfo Capeto e os arquitetos e urbanistas Sérgio Magalhães, presidente do IAB, Ricardo Bezerra e Ivan Ferreira, com a consultoria da designer Bitiz Afflalo.
“Trabalhamos para que o Congresso corresponda ao desejo de inserir a arquitetura em um mundo melhor. A escolha da marca é um importante momento na caminhada até lá, pois ajudará a consolidar essa ideia”, afirmou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.
O presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, destacou a importância do Congresso ao permitir a troca de experiências entre profissionais de todo o mundo. “Estamos muito felizes de participar de cada uma das fases desse evento”, disse.
Além do prêmio de R$ 15 mil reais, os vencedores da competição assinarão contrato com o IAB no valor de R$ 100 mil para desenvolver o projeto de identidade visual do congresso. O segundo colocado receberá R$ 10 mil, e o terceiro R$ 5 mil. Os prêmios serão entregues no dia 15 de março, após a homologação do resultado.
A competição, promovida pelo IAB, com organização do IAB-RJ e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), foi lançada no dia 17 de dezembro e aberta a arquitetos e designers do Brasil e do exterior. No total, foram recebidos 48 trabalhos.
Conheça os vencedores:
1º lugar
Glaucio Campelo (RJ)
Co-autores: Suzana Valadares Fonseca / designer (ESDI) professora (PUC-RIO)
Colaboradores: Luiza Fialho / estudante de design (PUC-Rio)
Antonio Duarte / estudante de design (PUC-Rio)
Escritório: Unidesign Edição de Informação LTDA
2º lugar
Maria Claudia Vevy Figuouno (SP)
Co-autores: Sérgio Berkenbrock
Colaboradores: Fernando Banzi e João Vaz
Escritório: Goma Oficina
3º lugar
Victor Buck (SP)
Co-autores: André Noboru Siraiama, Renato Tadeu Belluomini Cardilli e Rafael Makoto Fuzitan
Escritório: Dito Criativo Design ltda
Menção Honrosas:
Isabel Lippi Oliveira (RJ)
Escritório: Estudio Lippi
Luiza Corrêa da Costa Chamma (RJ)
Escritório: Luiza Chamma Design
Evelyn Grumach (RJ)
Escritório: EG.Design LTDA