Institucional

Décima Reunião Plenária Ordinária é marcada por importantes decisões e presença de convidados

A Décima Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) aconteceu nesta terça-feira (8), na sede do Conselho, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Importantes debates foram promovidos na ocasião, que contou novamente com a presença de convidados e a apresentação do novo servidor do CAU/RJ, o advogado João Marcos, nova adesão para a equipe jurídica do Conselho.

A Mesa Plenária, presidida pelo Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, contou também com a presença dos Vice-Presidentes Michelle Beatrice, Isabel Rocha, Anibal Sabrosa, Carlos Abreu e da Conselheira Federal Leila Marques. Participaram da plenária, além dos Conselheiros estaduais, os arquitetos e urbanistas convidados, Sérgio Aragão e Raísa Brandão, que contribuíram com depoimentos e sugestões.

A nomeação do Professor João Calafate para a honraria “Personalidade do Ano” durante o Fórum das Escolas, organizado pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ, foi aplaudida pelos Conselheiros, que reconheceram sua importância na formação de gerações de arquitetos e urbanistas. “A homenagem Personalidade do Ano existe desde 2022, essa honraria é concedida a professores ou professoras dos cursos de arquitetura e urbanismo que tenham contribuído para a graduação de profissionais do Rio de Janeiro. Temos a imensa felicidade de conceder este título ao professor Calafate e reconhecer a luta de todos os docentes dos cursos de formação”, ressaltou a coordenadora da CEF-CAU/RJ, Conselheira Tanya Argentina.

No decorrer da Plenária, a Vice-Presidente Isabel Rocha apresentou o edital de patrocínio de 2024, que tem como objetivo selecionar e patrocinar projetos relevantes para o fortalecimento, aprimoramento e valorização do exercício de arquitetura e urbanismo. No texto, aprovado por unanimidade, são mencionados eventos, publicações, produções, preservação e difusão de documentação histórica.

Na sequência, a deliberação plenária que institui o plano piloto do cartão provisório de identificação profissional foi posta em votação. “Estamos propondo transformar essa decisão de portaria em uma decisão ampla para ser encaminhada ao CAU/BR e a todas as unidades da federação, para que adotem esse procedimento”, explicou o presidente Sydnei Menezes, que também mencionou depoimentos emocionados dos estudantes que com os cartões em mãos, já podem atuar.

Os primeiros cartões foram entregues no dia 8 de outubro para os alunos da FAU UFRJ, em cerimônia que contemplou 110 alunos, sendo 68 os que completaram os requisitos para obter o cartão provisório.

O Conselheiro Luiz Othon reconheceu a importância da iniciativa e reafirmou a necessidade de orientar os recém-formados ainda na sala de aula, através de parcerias com instituições de ensino, fortalecendo a presença do Conselho nas universidades. Para o Vice-Presidente Carlos Abreu, os cartões promovem o sentimento de pertencimento para os formandos: “Hoje nós temos milhares de colegas que se formaram e não se registraram, então estar presente nas formaturas é um estímulo significativo e atrai esses formandos para o Conselho, mostrando a importância de estar presente discutindo temas relevantes e contribuindo para o aprimoramento da profissão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ firma nova parceria no campo da arquitetura hospitalar para ampliar atuação de arquitetos e urbanistas no setor

CAU/RJ participa de importante debate sobre Emergências Climáticas em Arquitetura e Urbanismo no Recife

Encontro com a Sociedade em Campos dos Goytacazes lota auditório com o tema “Mercado Imobiliário, Segurança e Gestão de Condomínios” e atendimento para arquitetos