Arquitetos e urbanistas que participaram do Arquiteto Empreendedor, realizado pelo Sebrae em parceria com o CAU/RJ, receberam na terça-feira, 19 de março, seus certificados de conclusão do curso. Os novos arquitetos empreendedores foram recepcionados pelo presidente do Conselho, Jeferson Salazar, e pela representante da Coordenação de Construção Civil do Sebrae, Camila Araújo.
“Infelizmente, as universidades não têm cadeiras voltadas para a administração, para a organização de escritórios de arquitetura. Saímos da faculdade sem o preparo necessário para iniciarmos um negócio. Por outro lado, a graduação seria muito extensa se englobasse todo esse conteúdo. Daí a importância de fazer um curso como esse”, afirmou Jeferson Salazar, informando que o Conselho pretende renovar a parceria com o Sebrae e abrir novas turmas do curso este ano. Camila Araújo destacou a oportunidade de troca de experiências entre os alunos, alguns recém-formados e outros com trajetórias profissionais mais longas.
O depoimento de alguns dos alunos confirma esta diversidade. Formada há 16 anos, Carolina Correia de Melo afirmou que o curso trouxe novos conhecimentos para ela. “As ferramentas que o curso oferece são muito práticas, em relação a controle financeiro, contratos, todas elas bastante úteis para o dia a dia. Se eu tivesse feito esse curso lá atrás teria visto as coisas de uma maneira diferente”.
Já Matheus Reis tem apenas um ano e quatro meses de formado, mas já obteve retorno com sua participação no Arquiteto Empreendedor. “Antes eu tinha receio de fazer muitas coisas, mas, após o curso, esse medo passou. Hoje eu já coordeno um projeto meu e consegui fechar outras reformas”, contou.
Quarenta e dois alunos fizeram o Arquiteto Empreendedor, divididos em duas turmas. As aulas e consultorias individuais foram realizadas na sede do Conselho, uma vez por semana, de julho a dezembro de 2018. A parceria do CAU/RJ com o Sebrae permitiu que o curso fosse oferecido aos arquitetos e urbanistas pela metade do preço. O programa é constituído por nove módulos que discutiram temas como legalização, tributação, estratégias empresariais, gestão financeira, marketing e vendas, entre outros.