A Fiscalização do CAU/RJ trabalhou ativamente no mês de junho. A atuação da nossa equipe pode ser mensurada em números: ao todo foram 107 ações presenciais, em 14 municípios.
Os fiscais do Conselho estiveram presentes nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Magé, Búzios, Saquarema, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Silva Jardim, Três Rios, Paty dos Alferes, Miguel Pereira, Eng. Paulo de Frontin e Vassouras.
Entre os municípios do interior do estado, destaca-se a atuação em Silva Jardim, que contou com a presença da fiscalização pela primeira vez. Além de realizarem as ações de rotina, os servidores do CAU/RJ se reuniram com arquitetos locais e da Prefeitura.
Como resultado do trabalho, foram emitidas cinco notificações preventivas e quatro autos de infração por exercício ilegal da profissão, além de serem enviados 11 informes de obras irregulares a prefeituras. O CAU/RJ também fiscalizou 2 editais, 12 empresas e cinco perfis em redes sociais.
No total, há 949 casos em apuração no setor. Todo este trabalho conta com a participação da sociedade e dos profissionais, que apresentam denúncias ao Conselho. Em junho, foram recebidas 28 denúncias.
A fiscalização do exercício da arquitetura e urbanismo tem como objetivo principal a garantia da prestação de serviços técnicos de qualidade, realizados por meio de profissionais habilitados e devidamente registrados.