O CAU/RJ apoia, junto com Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), ONU-Habitat, PerifaLab e Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial, a primeira edição do congresso “Rio, uma cidade antirracista”. O evento ocorrerá no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, nos dias 2 e 3 de setembro, e vai discutir as condições em que vive a população negra carioca.
O congresso tem como objetivo promover, através do debate e da profunda análise crítica, a construção de cidades antirracistas, reposicionando as favelas e as periferias como um lugar de memória, potencialidade e garantia de direitos por meio da erradicação do racismo no cotidiano da cidade, com infraestruturas resilientes e assentamentos humanos, inclusivos, seguros e sustentáveis.
O congresso terá painéis que abordarão Cidades, Economia, Segurança Pública e muito mais, além de exibição de curtas, apresentação de trabalhos acadêmicos e atividades pedagógicas para o público infantil. Os convidados já confirmados são: a representante regional da ONU-Habitat na América Latina, Elkin Velásquez, a arquiteta e urbanista Joice Berth, a vereadora da Cidade do Rio de Janeiro Tainá de Paula, a multipremiada diretora e roteirista carioca Sabrina Fidalgo, o jornalista Ernesto Xavier e a arquiteta e urbanista Gabriela de Matos.
Ao final do evento, será construída coletivamente a Carta Antirracista, que será disponibilizada no site da organização, “com o objetivo de romper com a estética do passado e posicionar uma nação colonial num projeto novo, que aponte um futuro mais justo”.