Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o 12º ciclo do Prêmio Internacional de Melhores Práticas, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em cooperação com a Prefeitura de Dubai que premiará práticas urbanas inovadoras em cinco categorias. Podem se inscrever indivíduos e organismos públicos, privados, não governamentais, acadêmicos e de mídia.
Na edição deste ano, serão premiadas iniciativas que se destaquem por sua contribuição nas áreas de Regeneração Urbana e Espaços Públicos, Construção de edifícios sustentáveis, Sustentando Sistemas Alimentares Urbanos, Combate a mudanças climáticas e redução da poluição, Planejamento e Gestão da Infraestrutura Urbana.
As práticas vencedoras receberão prêmios em até 1 milhão de dólares entre os dias 23 a 25 de novembro, na cerimônia da Expo 2020 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Sobre o Prêmio
Criado em 1996, o Prêmio avalia critérios como sustentabilidade, impacto positivo e que a prática demonstre que a associação da instituição com diversos atores urbanos, além de elementos transversais como inovação e igualdade de gênero.
Confira os critérios para seleção das iniciativas: www.dubaiaward.ae.
Sobre o ONU-Habitat
O ONU-Habitat trabalha em mais de 90 países promovendo o desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável com o intuito de proporcionar moradia adequada para todas e todos. Trabalha com governos e parceiros locais através de projetos que combinam experiência global e conhecimento local para fornecer soluções oportunas e direcionadas que contribuem para um futuro urbano melhor.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável inclui um objetivo dedicado às cidades: o ODS 11 – “Tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. O trabalho do ONU-Habitat também se guia e advoga pela Nova Agenda Urbana, adotada em outubro de 2016 na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III. Esta agenda é um documento orientado para ação que definiu padrões globais para alcance do desenvolvimento urbano sustentável, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades.
Fonte: ONU Brasil