Em apresentações de projetos arquitetônicos, pode-se fazer uma divisão do conteúdo entre a parte relacionada com a ideia e aquela relacionada à técnica. Nas apresentações técnicas é preciso demonstrar desenhos e detalhes voltados para a parte construtiva, que geralmente demandam o uso de plantas, elevações e cortes. Nesses casos um software de CAD como o QCAD é a sua melhor opção.
Se o propósito da apresentação for vender o seu design para o problema proposto, então é necessário mesclar elementos como:
- Renderizações
- Textos
- Esboços
- Fotografias
Entre as ferramentas mais populares entre arquitetos e estudantes para fazer esse tipo de apresentação é o Corel Draw. Mas, você sabia que é possível fazer a mesma coisa com o Inkscape? Um dos recursos ausentes no Inkscape que afastava arquitetos e estudantes do software era a impossibilidade de criar documentos com múltiplas páginas.
Isso é importante no desenvolvimento de múltiplas pranchas, pois você pode facilmente multiplicar recursos gráficos e texto entre segmentos da apresentação.
Você sabia que desde a versão 1.0 do Inkscape já é possível trabalhar com múltiplas páginas no mesmo documento? Ao acionar a ferramenta de página na barra lateral, temos a opção de escolher o tamanho e orientação.
Depois de acionar a ferramenta que adiciona páginas, podemos alterar o tamanho para formatos maiores como A3 ou maior. Os documentos podem ter até mesmo páginas com tamanhos diferentes, o que muitos softwares de ilustração não permitem no mesmo arquivo.
Com o Inkscape você pode elaborar suas apresentações de projetos usando recursos poderosos de ilustração e mesclar texto, imagens e vetores. É possível até mesmo importar arquivos de CAD salvos no formato DXF.
Quer aprender a usar o Inkscape? No Solare temos um Curso de Inkscape para arquitetura apresentando a ferramenta para arquitetos e estudantes interessados em usar essa poderosa ferramenta. No curso abordamos recursos para trabalhar até mesmo com desenho em escala!
O curso é gratuito e está disponível no nosso canal do YouTube. Esse é apenas um dos sete cursos gratuitos oferecidos pelo Solare com foco em arquitetura. Todo o material foi desenvolvido graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).