Entre os assuntos mais comentados aqui no blog, está o desenvolvimento de ferramentas e tecnologia para projetos usando BIM. O uso de BIM é sem dúvida uma grande vantagem para determinados tipos de projeto, mas não é o caso de todo o tipo de trabalho relacionado com arquitetura. Quer um exemplo? As reformas ou projetos de interiores geralmente não apresentam grandes benefícios com o uso de BIM.
Nesses casos o CAD 2D tradicional atende muito bem e pode até mesmo ser mais ágil.
Qual a solução para usar CAD 2D em um fluxo de trabalho baseado em software livre? O que recomendamos no Solare é o uso do QCAD. Temos até mesmo um curso online gratuito ensinando a usar a ferramenta.
Uma dúvida muito comum sobre o QCAD, é a disponibilidade de blocos em DWG. É possível usar blocos DWG no QCAD? Sim, podemos usar tranquilamente blocos DWG no QCAD. Mas, se o arquivo estiver em DWG e você não possuir o QCAD Professional, será necessário converter os arquivos para DXF. Quer saber o que é a versão professional? Leia esse artigo em que explicamos as diferenças.
Uma questão sensível na adoção de softwares livres para arquitetura e engenharia é a intercambiabilidade entre essas ferramentas e aquelas – proprietárias ou não – usadas anteriormente no mesmo escritório ou atualmente por profissionais de outras disciplinas. Por isso a maioria dos softwares tem por princípio a leitura nativa, a importação e exportação de arquivos em outros formatos usuais ou padronizados para determinadas tarefas. Para CAD 2D, o DXF é o formato aberto de intercâmbio padrão mais adotado – e por isso é o formato nativo do QCAD. O DWG, por outro lado, ainda é o formato de arquivo mais difundido para essa tarefa – porque é o formato nativo do software proprietário hegemônico, o AutoCAD.
Convertendo blocos
Para exemplificar o procedimento necessário para converter blocos DWG em DXF e usar os mesmos no QCAD, podemos escolher essa biblioteca com blocos de sofás. O arquivo é gratuito e pode ser copiado no formato DWG.
Como o QCAD gratuito só trabalha com DXF, precisamos usar o ODA File Converter para transformar o DWG em DXF. Esse software é gratuito, mas não é software livre. Já explicamos seu funcionamento em outro artigo.
Assim que o arquivo estiver em DXF, podemos facilmente abrir o material no QCAD.
Depois é só usar o menu Bloco e escolher a opção para criar blocos.
Isso e muito mais é explicado no curso de QCAD para arquitetura do Solare. Todos os vídeos estão disponíveis no nosso canal do YouTube. Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).