O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realizou, nesta terça-feira (30), na sede da autarquia federal, a Reunião Ampliada da Comissão Temporária de Estudos Ampliados de Atividades Profissionais (CTEAP), cujo principal objetivo foi ressaltar que o arquiteto(a) e urbanista não atua somente na criação de projetos. No encontro, o tema abordado foi o licenciamento de obras residenciais e comerciais no Município do Rio de Janeiro, ministrado pela Conselheira e Coordenadora da CTEAP Marta Regina Ribeiro Costa e pelo Conselheiro Artur José Macedo de Oliveira.
Durante a palestra, foram explicadas as principais maneiras de realização de um licenciamento de obras eficaz para o exercício da profissão, assim como para os clientes. O evento contou também com a presença do Vice-Presidente Carlos Abreu e da Vice-Presidente Isabel Rocha, então Presidente Interina, com servidores do CAU/RJ, estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo.
De acordo com a Conselheira Marta Regina Ribeiro Costa, cada Prefeitura é responsável por possuir uma forma de licenciamento específica e salientou também que “a profissão de arquitetura e urbanismo vem perdendo espaço dentro do mercado”, sendo esse um dos motivos que levou a Comissão Temporária de Estudos Ampliados de Atividades Profissionais a criar o projeto “Arquiteto não faz só Projeto”. A Conselheira destacou ainda que profissionais de outras áreas vêm se intitulando capazes de realizar trabalhos arquitetônicos.
A Coordenadora da Comissão Temporária de Estudos Ampliados de Atividades Profissionais ressaltou também a importância do arquiteto(a) lutar pelo seu espaço no mercado de trabalho ao questionar como “a sociedade fica quando o profissional de arquitetura deixa de acreditar em seu próprio potencial”.