A Comissão de Política Urbana do CAU/RJ agora se chama Comissão de Política Urbana e Ambiental. A mudança foi aprovada na última Reunião Plenária Ordinária, realizada no dia 9 de abril.
A alteração leva em conta a “simbiose natural entre urbanismo e meio ambiente, posto que o processo de urbanização exige a implementação de instrumentos eficientes para tornar as cidades ambientalmente sustentáveis, inclusivas, seguras e resilientes”, de acordo com a Deliberação Plenária 04/2024.
Também foram considerados o maior alinhamento com outros CAU/UFs e o CAU/BR, que adotam a nomenclatura; e o papel vital dos arquitetos e urbanistas no centro do debate urbano e ambiental, sendo agentes indutores da a mudança necessária disposta na Agenda 2030 da ONU.
Segundo o Regimento Interno do CAU/RJ (art. 121), cabe à Comissão de Política Urbana e Ambiental:
I – apreciar e deliberar sobre a manifestação em projetos de lei relevantes, em trâmite na Alerj e nas Câmaras Municipais relacionados à política urbana e ambiental;
II – apreciar e deliberar sobre medidas destinadas ao aperfeiçoamento da política urbana e ambiental no Estado e seus municípios;
III – apreciar e deliberar sobre promoção de debate sobre as questões metropolitanas e das aglomerações urbanas no Estado do Rio de Janeiro.