O “Ciclo de debates: cidades inclusivas para mulheres”, realizado pela Comissão de Equidade de Gênero do CAU/RJ, começa no dia 4 de junho, às 16h. O primeiro encontro terá como tema Emergências e desafios no enfrentamento à Covid-19. O evento online será transmitido pelo Facebook do Conselho.
A pandemia do novo coronavírus afeta homens e mulheres, mas algumas questões se relacionam diretamente com o universo feminino. “As mulheres representam 70% da mão de obra em saúde, somos também a maioria dos trabalhadores informais. Durante o isolamento social, a violência doméstica aumentou, não só no Brasil, mas no mundo. Muitas mulheres, que estão trabalhando em home office, têm que se dividir entre o trabalho, atenção aos filhos, cuidados da casa, dos idosos e dos doentes. Outras estão sem rendimentos, buscando trabalhos precários”, explicou a coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero, Nadir Moreira.
Para ela, o momento também é oportuno para lançar novos olhares sobre como produzir cidades daqui para frente. “Precisamos repensar conceitos, o direito à habitação com moradia digna, incluindo medidas sanitárias, mobilidade urbana, transporte público de qualidade. O bem-estar da população é uma das funções sociais da cidade. Como garanti-lo?”, complementou Nadir.
Participam da live, além de Nadir Moreira, Emmily Leandro, que também integra a Comissão de Equidade; Daphne Besen, responsável pelos temas de segurança urbana e violência contra a mulher da ONU-Habitat; Paula Zacarias, analista de programas também da ONU-Habitat; e a arquiteta e urbanista, presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento.
O próximo encontro já está definido. A segunda live da Comissão será no dia 18 de junho, às 11h, com o tema “Repensando as cidades a partir da pandemia: o papel das mulheres e a coletivização do cuidado”. Mais informações serão divulgadas em breve.
Conheça as participantes:
Daniela Sarmento: arquiteta e urbanista pela FURB, mestre em Desenvolvimento Regional (FURB) na área de Urbanismo e Gênero, especialista em Planejamento Urbano e Regional (FURB) na área de habitação de interesse social, sócia proprietária do escritório Terra Arquitetura e Planejamento Ltda. Atua na área de projetos de arquitetura e desenho urbano, foi professora no curso de arquitetura e urbanismo da FURB, presidente do IAB – Núcleo Blumenau (2017-2018), membro fundadora da Casa do Arquiteto Egon Belz, articuladora do Movimento de Mulheres da Praça Lilás – Blumenau e presidente do CAU/SC (2018-2020).
Daphne Besen: formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, é mestre em Ciências Sociais pela UERJ e especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Trabalhou como Assessora de Relações Internacionais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Diretora de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; foi pesquisadora do Observatório das Metrópoles. Desde 2017 trabalha no escritório local do ONU-Habitat em Maceió, Alagoas, onde é responsável pelos temas de segurança urbana e violência contra a mulher. Coordenou a realização do diagnóstico participativo e analítico da segurança urbana em Maceió, da elaboração de estratégias para segurança urbana e prevenção ao crime e das auditorias de segurança das mulheres.
Emmily Leandro: arquiteta e urbanista (Univap), pós-graduada pelo programa de residência em Planejamento e gestão urbana da FAU/USP. Atua, hoje, como arquiteta, urbanista e gestora de projetos. Também trabalha com comunicação e pesquisa na área de políticas públicas. Faz parte da equipe da Concreto Rosa (empresa de mulheres de reparos e reformas), da coletiva Terra Preta, e é colaboradora da Massa – Comunicação de Causas e gestora do Da Praça Coworking.
Nadir Moreira: arquiteta e urbanista (UGB) e pedagoga (UFF), pós-graduada em Gestão Ambiental (Unipli). É titular do escritório ArqNegCon há 28 anos, onde é responsável pelo desenvolvimento de projetos no segmento residencial e comercial, incluindo arquitetura de interiores e consultoria em gestão ambiental. Participou da diretoria do Sarj (2012-2017); foi conselheira do CAU/RJ de 2012 a 2014, sendo a primeira e única mulher negra a ser conselheira da autarquia até o momento; e foi membro fundadora e ex-diretora do Instituto dos Arquitetos e Urbanistas de Angra dos Reis. Atualmente é vice-presidente do CAU/RJ e coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero.
Paula Zacarias: arquiteta e urbanista pela UFAL, especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB), especialista em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC-Minas). Atuou como pesquisadora no Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade da FAU/UFAL e como consultora em Planos Locais de Habitação de Interesse Social. Pesquisadora nos temas de planejamento e gestão urbana, direito à cidade, regularização fundiária, habitação social. É analista de programas no Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), atuando, desde 2017, em projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas.
Ciclo de debates: cidades inclusivas para mulheres
Tema: emergências e desafios no enfrentamento à Covid-19
4 de junho, às 16h, no canal no Facebook do CAU/RJ