Como parte da programação que traz ao Brasil a exposição Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras, acontece no dia 5 de abril, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, a sessão temática “Projetos“. O encontro é o segundo do Ciclo de Debates paralelo à mostra e vai reunir especialistas para abordar a forma de trabalho do arquiteto português dentro do contexto da arquitetura contemporânea de Portugal.
O encontro aborda as ideias e métodos de trabalho que renderam ao arquiteto português alguns dos principais prêmios arquitetônicos, como o Pritzker, em 2011; e o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, em 2018. Os convidados para a mesa de debates são a coordenadora do comitê nacional de documentação do ICOMOS Brasil e Coordenadora geral do DOCOMOMO Brasil, Alcília Melo; a professora da Escola da Cidade de São Paulo, Cristiane Muniz; e o professor de projeto na FAUUSP e FAU MACKENZIE, Rafael Antonio Cunha Perrone. A mesa será mediada pelo associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS-BRASIL, Márcio Coelho de Carvalho, que também é conselheiro federal suplente do CAU Brasil pelo estado do Ceará.
A primeira edição do Ciclo de Debates aconteceu logo após a abertura da exposição, no dia 22 de março, e explorou o tema “Memória“. Participaram do encontro a presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Marcela Abla; do arquiteto e professor da Universidade de Coimbra, Jorge Figueira; do presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, Sérgio Magalhães, da presidente do IAB, Maria Elisa Baptista; e do coordenador da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais do CAU Brasil, Ricardo Mascarello.
SAIBA COMO FOI A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
As sessões temáticas da Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” são promovidas pelo CAU Brasil, CAU RJ, IAB nacional , IAB – RJ e Instituto Camões, com apoio da Embaixada e do Consulado de Portugal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com a ação, as organizações reforçam a importância da preservação dos acervos arquitetônicos, a valorização do patrimônio histórico cultural arquitetônico e da construção de uma política nacional de acervos. Ainda em abril, acontece o encontro que vai abordar as “Obras” do arquiteto. A atividade acontece no dia 19, às 17 horas, no Paço Imperial, região central do Rio de Janeiro – RJ. A última sessão tem como tema “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira” e acontece no dia 25 de maio na sede da Embaixada de Portugal, em Brasília.
SERVIÇO:
Encontro “Projetos”
QUANDO: 05/04, 17h
ONDE: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Convidados:
ALCÍLIA MELO
Possui doutorado em Projetos Arquitetônicos pela ETSAB/ UPC na Espanha (2006), convalidado no Brasil pela UFRGS, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE (2000), sendo especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP/ MG (1986), em Conservação Urbana pelo CECI/MDU/ UFPE (1998), e graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE (1983). Obteve o DEA/ Diploma de Investigadora Europeia em 2004, pela ETSAB/ UPC, tendo experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos arquitetônicos e História da Arquitetura e Urbanismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: projetos arquitetônicos, tectônica e patrimônio arquitetônico do século XX. Professora visitante durante duas estadias (2010 e 2011), no programa de doutorado em projetos arquitetônicos na ETSAB/ UPC de Barcelona, realizando investigação pós-doutoral sobre “Projetos de habitação econômicos modernos brasileiros” com bolsa da Fundación Carolina, Governo Espanhol. É professora aposentada da UFPI, associada nível 4 do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI/ Universidade Federal do Piauí e foi vice-diretora do Centro de Tecnologia/ UFPI, de abril de 2010 até abril/ 2014. É professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG, Paraíba, desde 2015- onde leciona na graduação de Arquitetura e Urbanismo, e na pós-graduação em História, na linha História e Cidade, sendo ainda, coordenadora do Grupo de pesquisas Arquitetura e Lugar/GRUPAL, investigando sobre história da arquitetura e da cidade, projetos arquitetônicos, tectônica, patrimônio moderno e industrial. Possui vários artigos publicados em periódicos e em anais de congressos na área em que atua e dezesseis livros publicados na área de Arquitetura e Cidade/ Memória produzida no nordeste brasileiro, especificamente, tratando das cidades de Teresina (PI), Recife (PE) e Campina Grande (PB). É membro expert do CIPA Heritage Documentation, coordenadora do comitê nacional de documentação do ICOMOS Brasil e Coordenadora geral do DOCOMOMO Brasil na gestão 2022/2023. Faz parte de redes internacionais de pesquisa, tais como: GRUPO FORM da ETSAB/UPC/ Barcelona/ Espanha; INCUNA em Gijón/ Astúrias/ Espanha; e na Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de Veracruz/México. Atua também como pesquisadora, palestrante em instituições universitárias e profissionais, realizando webinars, exposições, entre outras atividades culturais e educativas.
RAFAEL ANTONIO CUNHA PERRONE
Arquiteto e urbanista pela FAUSP (1973), mestre pela FGV- SP (1984), doutor (1993) e livre docente (2008) pela FAUUSP. É professor de projeto na FAUUSP e FAU MACKENZIE. Recebeu vários prêmios pelo IAB-SP e o Prêmio Votorantim na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2003). Publicou vários artigos acadêmicos e os livros Fundamentos de Projeto: Arquitetura e Urbanismo e Os Croquis e os Processos de Projeto de Arquitetura
CRISTIANE MUNIZ
Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1993) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). É professora da Escola da Cidade desde 2002 e sócia do Una Arquitetos desde 1996, onde desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo. Proferiu palestras e participou de eventos em diversas cidades como Lisboa, Barcelona, Austin, Buenos Aires, além de várias cidades brasileiras.
MÁRCIO COELHO DE CARVALHO
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo-FAUUSP (2020). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP, Porto, Portugal. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (2002) e Mestrado em Desenvolvimento Urbano pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, na Universidade Federal de Pernambuco – MDU/UFPE (2009). Atualmente é Arquiteto na Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará – IPHAN-CE e Professor do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. É membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS-BRASIL. É Conselheiro Federal (suplente) do CAU/BR pelo Ceará, no triênio 2021-2023.