Plano de trabalho:
COMPROMISSOS .
O CAU RJ construiu uma estrutura ágil e descomplicada, voltada para as necessidades cotidianas da organização coletiva dos serviços dos arquitetos e urbanistas, como os registros das atividades, a obtenção de documentos de importância legal, a orientação ético-profissional, a normatização e a fiscalização.
O CAU RJ, ao longo de sua gestão inicial de implantação, esteve integrado às forças vivas da sociedade, em parceria com as entidades da categoria, nas lutas que visam garantir o direito universal a qualidade da vida urbana.
O CAU RJ tem interagido com as demais instâncias dos poderes constituídos, de modo a influir na formulação de políticas públicas voltadas para a prestação eficiente dos serviços públicos e a democratização do espaço urbano.
O CAU RJ tem desenvolvido campanhas de divulgação junto à sociedade, e pretende, na continuidade de sua gestão, ampliar e sua atuação neste caminho.
O CAU RJ apoiará e ampliará sua presença na realização de atividades e eventos de valorização e formação profissional que instruam e debatam temas de importância do exercício profissional, em parceria com as entidades da categoria, informando cada vez mais a população sobre temas básicos de interesse social.
O CAU RJ continuará a assumir compromissos em defesa da arquitetura e do urbanismo brasileiros, sem ser seduzido pelo discurso corporativo da “reserva de mercado”, formulando propostas disciplinadoras para a prática profissional.
O CAU RJ continuará a propugnar pelo efetivo reconhecimento do projeto de arquitetura e urbanismo como atividade própria e independente da inteligência técnica brasileira, essencial para a melhor qualidade, responsabilidade e economicidade no uso de recursos para execução das obras públicas no país.
O CAU RJ continuará a incentivar o aprimoramento de normas para a elaboração, execução e contratação e remuneração dos serviços profissionais de arquitetura e urbanismo.
O CAU RJ continuará a zelar pela garantia de remuneração justa contra a prestação de serviços de arquitetura e urbanismo, pelo cumprimento da Lei Federal 4.950A, que garante o salário mínimo profissional.
Sobre as condições de contratação de serviços com recursos públicos
O CAU RJ continuará a atuar intensamente para a garantia de condições justas, democráticas e republicanas, nos processos de acesso ao trabalho e de contratação de serviços, especialmente quanto ao uso de recursos públicos.
O CAU RJ continuará a se empenhar para a universalização da realização de concursos públicos, tanto para a contratação de profissionais para os quadros técnicos dos órgãos públicos, como para a contratação de serviços de projetos de arquitetura e urbanismo.
O CAU RJ continuará a sensibilizar as autoridades e a opinião pública no sentido de não aceitar a contratação de obras públicas sem a prévia elaboração de projetos executivos, base essencial para o planejamento eficaz e seguro das obras.
Sobre o ensino e formação profissional
O CAU RJ deverá exercer um papel de destaque na discussão propositiva de uma educação de qualidade nas faculdades de arquitetura e urbanismo públicas e privadas.
O CAU RJ, continuará na busca para garantir o exercício pleno das atribuições profissionais, atividades e campos de atuação, expressas no artigo 2º da Lei 12.378 de 31/12/2010.
O CAU RJ continuará a estimular a participação de representantes das instituições de ensino nas Comissões Permanentes de Ensino e Formação do CAURJ e do CAUBR,
O CAU RJ continuará a fomentar, em parceria com as Escolas e com as entidades profissionais, concursos e premiações de projetos e obras de estudantes e trabalhos finais dos cursos de graduação.
O CAU RJ continuará a promover, em parceria com as Escolas e com as entidades profissionais, o debate sobre a orientação pedagógica do ensino e formação profissional dos arquitetos e urbanistas, visando compatibilizar a habilitação dos universitários e dos formados, com as reais necessidades da sociedade e da população.
Membros
Federais
1 – SYDNEI DIAS MENEZES (Titular)
1º presidente do CAU-RJ. Ex-conselheiro do Crea-RJ e diretor do IAB-RJ. Graduado pela FAU Santa Úrsula, especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano, em Desenho e Gestão do Território, e em Preservação Ambiental. Ex-secretário-executivo do Conselho Municipal de Política Urbana, foi diretor de Projetos e Obras da CEHAB-RJ e assessorou a elaboração do Plano Diretor na Câmara dos Vereadores do RJ. É servidor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde atuou na Secretaria Municipal de Meio
1 – CELSO EVARISTO DA SILVA (Suplente)
Graduado na FAU-UFRJ em 1966. Servidor da Fundação Leão XIII da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos 1969/2011. Urbanização de favelas 1969/1974. Projetos de arquitetura residencial e comercial. Presidente da associação dos servidores da Fundação Leão XIII 1991/1993. Vice Presidente do Sindicato dos Arquitetos no Rio de Janeiro 1993/1996. Presidente do SARJ 1996/1999. Coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA-RJ 1996/1997. Vice Presidente do CAU-RJ-Gestão 2012/2014.
Estaduais
2 – PAULO OSCAR SAAD (Titular)
Arquiteto FAU/UFRJ 1974. Pós Ms./ Dr./ Docência: Paisagismo MAM, PUR/COPPE, Newcastle University, DPU/UCL UK, AA UK, Bouwcentrum NE, EAU UFF, Prourb FAU/UFRJ; projetos PDLI, Projeto CURA, PAITT; consultor BID, BIRD, PNUD; Pref. Rio 88-89, Pref. SP 90-91 e MCidades 05-06; consultor pref. P. Alegre e Vitoria; Associações: IAB-71, SARJ-81. Presidente SARJ 84-90. Conselheiro IAB/RJ 2000-09. Coord. CEArq RJ 09-10. Escritorio Santa Teresa Arq&Urb; servidor público CEHAB-RJ, Conselheiro Federal CAUBR.
2 – RONALDO FOSTER VIDAL (Suplente)
Formado pela FAU-UFRJ-1975. Obteve o 1º Prêmio COPEG de Arquit. Ind. – trabalho de Planej. de Arquitetura VII. Integrante da equipe do Arq. Oscar Niemeyer (Proj. do Gov. da Argélia). No Brasil elaborou projetos e realizou obras de vários tipos. Desde 1983 faz laudos técnicos e periciais. No IEL, foi Diretor Técnico e Presidente do Conselho. Membro do grupo de estudos do CB-02-ABNT. No 25° Congresso da UPAV-Miami, recebeu prêmio especial pelo trabalho “O Mercado de Imóveis Histórico-Culturais”.
3 – CARLOS FERNANDO DE SOUZA LEAO ANDRADE (Titular)
CARLOS FERNANDO DE ANDRADE – 60 anos, Mestre e Doutor em Urbanismo, pelo PROURB- FAU – UFRJ. Foi Presidente do IAB RJ em duas gestões, de 2000 a 2004, quando Coordenou o XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos, o único que ocorreu, até o momento, na cidade do Rio de Janeiro. Ocupou diversos cargos na Administração Pública, o mais recente tendo sido o de Superintendente do IPHAN – RJ de 2006 a 2011. Atualmente é titular da empresa URBANACON e Conselheiro Estadual no CAU RJ.
3 – MANOEL VIEIRA GOMES JUNIOR (Suplente)
MANOEL VIEIRA JR – Arquiteto e Urbanista formado pela UFF, Mestre em Ciências Políticas e Sociais, Pós Graduação em Desenv. e Soc. da UFRRJ. Iniciou sua carreira como Assessor de Arquitetura do MAC de Niterói. Trabalhou como Chefe do Escritório Técnico do IPHAN, Conselheiro do IPHAN (COPPAM) e primeiro Coordenador do PAC das Cidades Históricas. É diretor do escritório de arq. e urb. restauro e meio ambiente “A REDE”, sua produção profissional é voltada para a preservação do patrimônio cultural.
4 – PATRICIA CAVALCANTE CORDEIRO (Titular)
PATRICIA CORDEIRO – Arquiteta e Urbanista FAU/UFRJ, 2009, militante do movimento estudantil durante toda a graduação atuando no CAFAU/UFRJ e como Conselheira na Congregação da FAU. Atuou também no Diretório Central de Estudantes DCE UFRJ e na FENEA. Vice presidente Núcleo Leste Metropolitano IAB RJ e conselheira do CAU RJ. Tem sua atuação profissional voltada para o campo do Patrimônio Cultural. Atualmente cursa o mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
4 – RODRIGO DA CUNHA NOGUEIRA (Suplente)
RODRIGO DA CUNHA NOGUEIRA – Arquiteto e Urbanista, e Mestre em Ciências da Arquitetura (FAU-UFRJ). Atuou no movimento estudantil durante a graduação (CAFAU-UFRJ). Participa do Núcleo Leste Metropolitano do IAB/RJ (IAB/RJ-NLM). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura, Planejamento e Projeto Participativo, Regularização Urbanística e Fundiária e Extensão Rural. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá.
5 – LUIZ ANDRE DE BARROS FALCAO VERGARA (Titular)
Arq. sócio-dir da empr. Atelier Vergara e Prado de Arq., exerceu o cargo de coord. Téc. em empresas, dentre as quais: Machado Bastos e Cia Ltda – 79/80; Momacri Eng. S/A – de 1980/82; Guararapes Emp. Imob. Ltda – 82/85. Exerceu as chefias de Div. de Análise de Projetos e, Estudos e Proj. Urbanos da Sec. Mun. de Urb. de Niterói, participou da equipe de elaboração do Plano Diretor de Niterói em 91/92. Foi pres. do IAB/RJ. Diretor Adjunto Financeiro do CAU/RJ (13/14). Conselheiro CAU/RJ.
5 – ARMANDO IVO DE CARVALHO ABREU (Suplente)
ARMANDO IVO DE CARVALHO ABREU – Arq. e Urb. UFRJ. Chefe da Assessoria de Planejamento da SMO – Superint. de Planejamento Urbano da SMP – Subsec. Mun. de Obras da SMO – Subsec. Mun. de Plan. SMP 80/82; Coord. de Integração de Planos da SMP 82/84; Subsec. de Estado de Coord. do GEROE 1988; Presid. da Subcomissão de Legislação Urbanística da SMP 77/79; Membro – COPLAN da SMP 77/82; Presid. Comissão do Sistema Mun. de Planejamento da SMP 79/82; Presid. Com. de Adm. COMLURB da SMO 79/80.
6 – WASHINGTON MENEZES FAJARDO (Titular)
FAU/UFRJ, foi pesq. do PROURB, Pós-grad. UFRJ pesq. Proj. Urb. Arquitetônico e Proj. Urbano da FAU/UFRJ; Subsecr. de Patr. Cult, Interv. Urbana, Arq. e Design, da Secr. Mun. de Cult da Pref. RJ. É autor e co-autor de trab. concursos nac. e internacionais, como Ver-o-Peso, PA, Venc. de conc. IAB, int. Com. Européia. Planej. Urb. da periferia de Santo Domingo. Concepção arquit. da Arena Carioca e do Novo Imperator. Coord. da revit. urbana da Lapa. Cons CAURJ.
6 – CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS (Suplente)
Arquiteto e Urbanista pela FAU USU, 1985. Curso em Economia Política da Urbanização, Bennett, 1990 Mestre em Ciências da Arquitetura – PROARQ/FAU/UFRJ, 1997. Doutor em Urbanismo – PROURB/FAU/UFRJ, 2008. Diretor do DPR do antigo DGPC – SMC – RIO. Diretor da DPO do antigo DGPC. Professor Adjunto IV do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), concursado em 2005 e empossado em 2006. Projetos e Artigos sobre a conservação de áreas urbanas históricas.
7 – VICENTE DE PAULA LOUREIRO (Titular)
Vicente de Paula Loureiro – Arq. e Urb. – Silva e Souza 1977; Pós-graduado Gerente de Cidades pela FAAP 2002. Diretor Exec. da Câmara Metrop. de Integ. Governamental; 8 anos no exercício de cargos de Sec. ou Subsec. de Estado; 14 anos no cargo de Sec. Mun. de Nova Iguaçu, Petrópolis, Barra Mansa e Paracambi; Planos Diret. de Desenv. Urb. de NI e Volta Redonda; Plano Diretor de Iluminação Pública do RJ; Plano Estratégico de NI; Readequação do Plano Ferroviário de Barra Mansa; Projeto Via Light.
7 – SERGIO ANTONIO DA SILVA SA PINTO (Suplente)
SERGIO ANTONIO DA SILVA SÁ PINTO – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza em 1983. Além da elaboração de alguns serviços no setor privado, atua no setor público, no Ministério Público do Rio de Janeiro desde outubro de 2013 até a presente data. Atuou também na Prefeitura de Nova Iguaçu, como Assessor / Subsecretário e Secretário no período de fevereiro de 1997 a dezembro de 2004.
8 – ILKA BEATRIZ ALBUQUERQUE FERNANDES (Titular)
Formada pela UGF (1978). Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho(URFJ). Servidora da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Atua na área de Proetos e Execução de obras. 1ª Delegada Sindical do SARJ(1984) e Diretora do SARJ. Inspetora e Conselheira Regional do CREA/RJ por vários mandatos; Conselheira Federal junto ao CONFEA (1997/1999). Atuou na construção do CBA. Conselheira do CAU/RJ (2012-2014). Coordenadora da Comissão de Exercício Profissional e Diretora Técnica do CAU/RJ.
8 – RONALDO JOSE DA COSTA (Suplente)
RONALDO JOSÉ DA COSTA – Graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo no Brasil tendo como trabalho final de graduação a temática do Patrimônio. Conferencista nas Universidades do Porto, Lisboa e Évora (Portugal); Obteve a equivalência na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 2008; Membro efetivo na Ordem dos Arquitetos de Portugal; Conselheiro do CAU RJ. Realização de diversos trabalhos desenvolvidos no RJ e no exterior com destaque no Senegal e Moçambique.
9 – ANGELA BOTELHO (Titular)
Angela Botelho – Arq. e Urb. formada (FAUSU/USU). Especialização em Direito Urbano e Leg. Urbanística. Arq. da Pref. RJ, exerceu cargos de assessoramento e coord. na Secr. Mun. de Urbanismo e no Instituto Mun. de Urb. Pereira Passos. Participou (Plano Diretor Decenal do RJe outros). Autônoma: Hidrobrasileira, DYNA Eng., Petrobras, Petroquisa e Hime Gases Ind. IBAM, FIOCRUZ , projetos residenciais. Membro do COMPU. Conselheira Vitalícia da SEAERJ (tendo sido presidente e vice).
9 – JOSE MAURO CARRILHO GUIMARAES (Suplente)
JOSÉ MAURO GUIMARÃES – Arq. e Urb. – FISS 1986; Espec. em Arq. Racionalização da Construção UFRJ; Pós em Adm. Hosp. FTESM e ESAS; Exp. em ARQ. E URB. E GESTÃO DE REC. FÍS. E TEC. EM SAÚDE, MBA/IEAP/Rio; Espec. em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profiss. de Saúde ENSP/FIOCRUZ; Espec. em Rec. Físicos e Tec. da Saúde REFIT ENSP/FIOCRUZ; Pós-Graduado Lato-Sensu em Edu.; Prof. em Saúde EPSJV/FIOCRUZ; Mestre em Edu. Profiss. em Saúde EPSJV; Funcionário Público Mun. da PCRJ.
10 – ADRIANA BRAGA ALUOTTO (Titular)
1998-2002: Analista de projetos/planejamento da Urbel/MG nas zonas especiais de interesse social (ZEIS) de Belo Horizonte; 2002-2005: Arquiteta autônoma em escritórios de projetos residenciais e urbanísticos; 2005-2011 e 2014: Analista técnica das áreas de fiscalização e acervo técnico do Crea-RJ; 2012-2013: Analista e gerente técnica do CAU/RJ.
10 – SERGIO OLIVEIRA NOGUEIRA DA SILVA (Suplente)
Graduado pela FAU/UFRJ, em dezembro de 1983. Realizou projetos e execução de obras residenciais, comerciais e institucionais, aproximadamente 1.000.000,00m². No Poder Público atuou na Prefeitura de Cabo Frio – Diretor na Secretaria de Planejamento; Prefeitura de Niterói – Coordenador no Gabinete do Prefeito; Prefeitura de Arraial do Cabo – Coordenador na Secretaria de Obras. Em Instituições atuou como Diretor Núcleo IAB/Niterói; Conselheiro do IAB/RJ; Conselheiro CREA/RJ; Diretor da ASAERLA.
11 – GRASIELA MANCINI FRANCA PEREIRA (Titular)
Formada pela FAU Santa Úrsula. De 1999/2004 atuou na área de Estudo de Viabilidade para construtoras e incorporadoras, absorvendo conhecimento técnico e jurídico. Em 2004 voltou para Macaé, onde via uma demanda crescente de trabalho e melhor qualidade de vida. Em 2009 criou o escritório GRASIELA MANCINI Projetos onde é titular até o presente. Atua junto aos profissionais e órgãos públicos e privados. Ministrou aulas de desenho arquitetônico e consultoria gratuita aos novos profissionais.
11 – FRED PEREIRA SOUTO (Suplente)
FAU de Barra do Piraí – 1986. Professor colaborador no departamento de Engenharia Civil da FAMMA/PR. Professor da CETECOM – Macaé/RJ. Coorganizador da Conferência da Cidade junto a Secretaria de Planejamento da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUCI/RJ. Funcionário Público da Prefeitura de Cambuci. Deste de 2004 Servidor da Prefeitura de Macaé , atuando na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Atualmente fazendo Pós-Graduação em Transito. Conselheiro do Conselho Municipal da Cidade de Macaé.
12 – AUGUSTO CESAR DE FARIAS ALVES (Titular)
Formado pela UFF – 1979. Atuou na Prefeitura de São Gonçalo (1980-2006). Titular da Empresa PRO-ARQ ARQUITETURA E PAISAGISMO LTDA desde 1996. Assessor na Secretaria de Acessibilidade e Cidadania da Prefeitura de Niterói. De 1996 a 2016, no IAB-RJ NÚCLEO LESTE METROPOLITANO como Vice presidente, presidente e membro do Conselho Consultivo ((2014-2016). Membro do Conselho Deliberativo do IAB-RJ (2006-2007), Conselheiro do COMPUR NITERÓI, Conselheiro do CAU-RJ (2012-2014)
12 – CARLOS ALBERTO PERES KRYKHTINE (Suplente)
Mestre em Gestão Urbana e Ambiental – UFF. Atua como Subsecretario Adjunto da SEDRAP, coordena atividades das equipes do Programa de Revitalização de Comunidades Pesqueiras, o Portal de Geoinformações e a elaboração do Plano Diretor do Leste Metropolitano. Foi Presidente do Núcleo Leste Metropolitano do IAB-RJ – 2010/2011, Diretor do Dep. de Urbanismo da Prefeitura de Niterói – 2002/2007 e Subsecretario de Urbanismo (2008), Professor de projeto urbano da FAU-UFRJ e da UNIPLI – 2006/2009.
13 – LUCAS ALENCAR FAULHABER BARBOSA (Titular)
Graduado pela EAU/UFF em 2012, militou no movimento estudantil durante o período universitário, no Centro Acadêmico e Diretório Central dos Estudantes, representante em diversos fóruns colegiados. Atuou de forma intensiva na FENEA, sempre pautando as questões relativas à reforma urbana. Atualmente, é mestrando em planejamento urbano e regional no IPPUR/UFRJ, pesquisador do laboratório Estado Trabalho Território e Natureza e atua como profissional militante junto ao movimento popular de moradia.
13 – MAIRA ROCHA MATTOS (Suplente)
Maíra Rocha, mestranda em Engenharia Urbana na UFRJ, graduada em Arquitetura e Urbanismo na UFRJ em 2007. Já tendo atuando em diversas áreas da arquitetura, atualmente desenvolvendo projetos com foco em urbanismo e planejamento urbano. Especialmente em regularização fundiária em parceria com a SMH-RJ e no desenvolvimento de parques fluviais nos estados do Rio e Alagoas. Acredita que a arquitetura e o urbanismo podem ser instrumentos decisivos para a promoção de uma cidade socialmente mais justa.
14 – LUIZ DAMIAO TEIXEIRA DA SILVA (Titular)
Graduado pela FAU/UFRJ – 1984. Licenciado em Construção Civil (FABES-1986). Atuou no CREA-RJ, de 1983-1998. Atua na elaboração de projetos e execução de obras – residenciais, comerciais, instalações e interiores. Professor concursado do curso Técnico de Edificações na rede FAETEC/Governo do Estado do RJ, desde 2001. Servidor público federal desde 1998. Atuou como Diretor do SARJ. Conselheiro do Crea-RJ (2004-2006). Conselheiro do CAU/RJ (2012-2014). Diretor Adjunto Técnico do CAU/RJ (2013-2014).
14 – KATIA MARIA FARAH ARRUDA (Suplente)
Há 24 anos na área de perícias judiciais e Engenharia Legal e de Avaliações, atua para escritórios de advocacia e administradoras. Membro do IEL há 21 anos, foi Conselheira (1995/1997) e Diretora Administrativa (1995). Conselheira do Clube de Engenharia, representou a entidade como Suplente no CREA (2002-2004), Titular (2005-2007), representante Suplente do CE no Pró-Compur e Compur e Conselheira Dativa da Câmara de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora da Comissão Editorial do CREA (2006).
15 – MARIA ILMA DE ANDRADE SILVA (Titular)
Graduada pela FERP-1986. Pós-graduada em Gerente de Cidade (FAAP-2000). Mestre em Gestão Urbana (PUCC-2010). Servidora da Prefeitura de Barra do Piraí, foi Secretária Municipal de Obras-1997/2000. Presidente do Conselho Municipal da Cidade-2006/2014. Atuou na área de planejamento, controle urbano e execução de Obras Públicas. Leciona na Faculdade de Engenharia Civil da UGB – Barra do Piraí e Arquitetura e Urbanismo – Volta Redonda. Atuou na área de projetos de arquitetura e avaliação de imóveis.
15 – CLOVIS DE MAGALHAES JUNIOR (Suplente)
Clovis de Magalhães Junior. Arq. e Urb. FAUUFRJ 1973. Crearj 21990 D. Cursos/ Extensão em Instalações Prediais, Perícias e Avaliações do NTT/UFRJ; Licenciatura em Docência de Nível Superior, Sócio e responsável téc. por empresa de arquitetura e construções, projetos residenciais e comerciais, Secretário de Obras do Município de Miguel Pereira RJ, Consultor téc. de arquitetura das empresas Marte Engenharia e Oliveira Machado Engenharia. Presidente do Núcleo do IAB, Membro da AACL Miguel Pereira.
16 – GUSTAVO MONTEIRO MANHAES (Titular)
Gustavo Monteiro Manhães – Arquiteto e Urbanista USU; Graduação 1997/2001; Cons. Estadual CAU-RJ 12/14; Inspetor Técnico CREA/RJ 2006/11; Diretor ANFEA 2005 até hoje. Docente da cadeira de desenho téc. SENAI; MONTEC LTDA; PREDIFOR ENGENHARIA LTDA; BUNKER ENGENHARIA LTDA; IMBÉ ENGENHARIA LTDA; Sócio na Monteiro e Manhães LTDA; Elaboração de projetos de arquitetura e estudos de impacto de vizinhança e construções de unidades habitacionais para comercialização.
16 – DAVI GONCALVES FERNANDES (Suplente)
DAVI FERNANDES – Arquiteto e Urbanista – UFF; Msc. Engenharia Civil – UFF; Doutorando Engenharia de Materiais – UENF; Prof. concursado do curso de Edificações – IFFluminense; Diretor de Infraestrutura da Reitoria do IFFluminense
17 – IVO RENATO GIROTO (Titular)
Docente e Coordenador Pedagógico Nacional de Arquitetura e Urbanismo – Estácio de Sá, Mestre e Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Universidad Politécnica de Cataluña – UPC/Barcelona, Especialista em Design Thinking e Co-creation pelo Istituto Europeo de Design – IED/Barcelona e em Projeto de Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina.
17 – LUCIANO FALCAO DA SILVA (Suplente)
Doutor em Estruturas (PUC-Rio-2006). Desde 2007, leciona em Cursos de Arquitetura e Urbanismo. No ISECENSA e UNIFLU (Campos dos Goytacazes), lecionou nas áreas de Tecnologia e Materiais de Construção, Projeto de Arquitetura e Estruturas. Coordenador desde 2012 e professor de Projetos de Arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF. Como pesquisador, estuda a implantação dos fundamentos da Engenharia Simultânea na Construção Civil e os Recursos e Técnicas da Arquitetura Bioclimática.
18 – NADIR MOREIRA DA SILVA (Titular)
Arq e Urb FERP-BP/RJ, MBA Gestão em Impactos Amb., UNIPLI. Cursos de Especialização:Revitalização Urbana de Cidades Portuárias, Angra dos Reis, CREA/RJ, 2006; Licença Ambiental, ASSEAR – CREA/RJ – PMAR, 2003; Engenharia Legal e de Avaliação, CREA/RJ, Angra dos Reis, 1998, Engenheiro Sergio Abunahman; Gerenciamento de Obras, SARJ, 1998, Arquiteto Walter Maffei; Profissional autônoma: Projetos e obras residenciais e comerciais. Conselheira Titular do CAURJ
18 – DAVID CARDEMAN (Suplente)
Formado pela FAU-UFRJ. Coordenador e Consultor de Legislação Urbanística. Participou na elaboração do PUB-Rio na Prefeitura do Rio de Janeiro. Consultor de Desenv. Urbano da ADEMI-RJ. Autor do Projeto do Autódromo Internacional do Rio de Janeiro – Jacarepaguá. Co-autor com o arquiteto Rogerio Goldfeld Cardeman do livro “O Rio de Janeiro nas Alturas”. Sócio da empresa DCArquitetura. Há 11 anos, Presidente do Júri do Prêmio Destaque ADEMI-RJ e do Prêmio Top Ademi Niterói. Conselheiro do COMPUR.
19 – CLAUDIO MARINHO DE A CAVALCANTI (Titular)
UFPE/1962, Pós-graduação, trab nos escritórios Arq. MARCEL BREUER e BERNARD ZEHRFUSS; staff téc. do URB DO FLAMENGO, Cria a sociedade PROJETOS & REALIZAÇÕES ARQ e L.A.RANGEL & CLÁUDIO CAVALCANTI ARQUITETOS, Prof. Adjt. Arq. UFRJ, Ex-Presidente do IAB. Nas as décadas de 70 à 90 exerceu atividades de Proj/Consult. de Int. uso de espaços Corporativos; 94 integra e equipe téc. responsável pelo projeto de renovação do 2010, Lidera ações p/ a criação do Curso pioneiro no País MBA GESTAO DE NEG. P/
19 – VICTOR DE AQUINO VIANNA FERNANDES (Suplente)
Formado pela FAU-Sta Úrsula-1980. Atua em proj. de arq., constr. civil, aval., perícias e consult. hosp. Experiência de 34 anos, mais de 850 projetos (RJ, ES, BA e MG): proj. e obras de ind. de cosméticos, sup. médicos, quím., farmac., hospitais, clínicas e centros de saúde. Consult. hosp. desde 1995. Expositor – Congr. Intern. de Eng. e Arq. Hosp-2001/2006. Prêmio Office Solution/Arquishow(SP/2002) Secret. Mun. de Planej. de S.João da Barra (2007/011). Secret. Mun. de Planej. de Itaguaí (2014)
20 – DANIEL WAGNER (Titular)
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ , possui mestrado em Urbanismo pela Technische Universitat Berlim, Alemanha.
Durante a graduação foi membro do Centro Acadêmico da FAU UFRJ – CAFAU. Já graduado, foi um dos fundadores da ONG CHIQ DA SILVA desenvolvendo projetos na área de habitação social e ocupações urbanas. Atualmente desenvolve e executa projetos no campo de cenografia e concepção de exposições.
20 – RODRIGO CUNHA BERTAMÉ RIBEIRO (Suplente)
Mestrando em Urbanismo (PROURB-FAU-UFRJ). Atua junto à DARSA Arquit. em projetos como: PHIS do Munic. de Guapimirim-RJ; Plano Diretor da Serra da Misericórdia e Projetos de Habitação Social. Atuou como bolsista em programas de pesquisa de regularização fundiária e urbanização de favela. Participa do coletivo de mídia livre Linhas de Fuga e Coletivo Cultural Suburbagem. Artigos publicados no AlJazeera.com; Virus Planetário e A Voz da Favela. Morador, militante e pesquisador do Subúrbio Carioca.
21 – MARCO ANTONIO CLETO BARBOZA (Titular)
Mestre em Racionalização das Construções (FAU-UFRJ). Coordenou o Dep. de Projetos de Arquitetura para implantação do Complexo Cultural Fundição Progresso, na Lapa (1988/1993). Recebeu o 3° prêmio no concurso Rio Orla (IPLAN-RIO-1990). Em 1990, criou a Arquitetural Projetos, sendo o responsável até o presente. Participou ativamente do IAB-RJ, acumulando as funções de Conselheiro(CD), Diretor Cultural(Gestão de Lilia Varela) e membro Comissão de Planejamento Urbano do IAB-RJ.
21 – JOSE MARIANO ABREU LIMA LOUREIRO (Suplente)
Formado pela FAU-UFRJ(1968)–Ext. em Adm. Obras Públicas(Esc. Serv. Púb. do Dep. Adm. Pessoal Civil da Pres. da República-1969). Em 1984, levou para Teresópolis a Insp. do CREA-RJ – 1º Inspetor. Ocupou o cargo de 2006/2010, ocasião da instituição do CAU. Participou da criação do Plano Diretor, do Cód. de Obras, da Lei de Uso e Ocup. do Solo e da criação do Cons. Munic. da Cidade e Desenv. Sust. de Teresópolis, onde atua como Conselheiro desde sua fundação. Foi Secretário de Obras da PMT, em 2009.
22 – LUCIANA DA SILVA KOVACEVIC (Titular)
Graduada pela FAU-UFRJ(2002). Technical and Further Education Commission (TAFE NSW), Sydney, Australia – Architectural Technology (2011). Technical and Further Education Commission (TAFE NSW), Sydney, Australia(2009). UNSW Global Pty Limited – The University of New South Wales, Sydney, Australia, 2007. No Brasil e na Austrália, autou no setor público e privado. Microempresária. Professora de Revit Architecture. RIOurbe–Diretoria de Obras Prediais (2014). Arquiteta Especialista em BIM(2014).
22 – ALEXANDRE SANGLARD (Suplente)
Formado pela FAU-UFF(1994). Gerente de Projetos da FGV (2009). Servidor da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, atua no Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos, atuando na Fiscalização de Obras e Coordenação de Projetos. Subsecretário Municipal de Convênios (PMNF-2012). Subsecretário Municipal de Habitação e Urbanismo (2009/2011). inspetor Técnico (CREA-RJ/2008-2011). Atuou na Coordenação de Projetos e na Fiscalização de Obras.
23 – MARCELO VIEIRA LIMA PERRET (Titular)
Graduado pela FAU-UFF (1976). Mestre em “Energy Studies” pela “Architectural Association School” em Londres, Inglaterra (1980). Atuou como Arquiteto na Construtora Itambí e no Depto. Nacional do SESI. Desenvolveu projetos e coordenou obras de diversas naturezas. Atuou no IAB/RJ como diretor financeiro e de patrimônio (2000/2004) e coordenador da Comissão de Eficiência Energética nas Edificações – 3E. Conselheiro do CAU/RJ (2012), onde atua como Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina – CED
23 – FATIMA FERNANDES GOMES (Suplente)
Formada pela FAU-UFRJ. Especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Especialista em Sociologia Urbana pelo IFCH/UERJ. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Lecionou na Universidade Santa Úrsula e na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana; tem atuado em diversas áreas da profissão: projetos de arquitetura, de urbanismo e de interior – tanto coorporativos, como residenciais.
24 – PAULO SERGIO NIEMEYER MAKHOHL (Titular)
PAULO SERGIO NIEMEYER – Arquiteto Urbanista – UBC.Participou de projetos como EPT e FATEC. Trabalhou com Oscar Niemeyer, colaborando como arquiteto em projetos, como Caminho Niemeyer ,Torre de Natal ,Auditório São Paulo, Memorial da America Latina, Memorial Luiz Carlos Prestes e na Prefeitura de Niterói, colaborou em projetos ,como Palácio Arariboia, Portugal Pequeno, restauro do Forte do Imbuí, Solar do Jambeiro e o Caminho Niemeyer.
24 – JANIO QUADROS VIEIRA MARTINS (Suplente)
Graduado pela FERP (1989). Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (1992). Atuou como Vice-Presidente e Diretor Financeiro na ASSEA. Conselheiro pelo SARJ junto ao CAU-RJ. Conselheiro e Membro Titular na Comissão de Ética no CREA-RJ e no CAU-RJ. Atuou como Docente no SENAI e no SENAC. Atuou como Coordenador Técnico na Prefeitura Municipal de Três Rios.
25 – ROGERIO GOLDFELD CARDEMAN (Titular)
ROGÉRIO GOLDFELD CARDEMAN – sócio-fundador e diretor técnico da DCArquitetura, é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Em 2010 tornou-se mestre em arquitetura e foi, também por esta faculdade, professor de projeto de arquitetura em 2005, 2006 e 2009, 2013 e 2014. Desenvolveu diversos projetos de arquitetura, com foco em edifícios residenciais e comerciais. Em 2007 trabalhou na cidade de Hong Kong, como arquiteto sênior.
25 – REGINA COHEN (Suplente)
REGINA COHEN – Profª. Visitante na Universidade de Syracuse, NY, 2014. Pós-doutorado em Arquitetura (FAPERJ – PROARQ/FAU/UFRJ). Coord. do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ. Bolsista do CNPq com o projeto “Guia de Acessibilidade Plena na Cidade do Rio” e “Acessibilidade na Copa 2014”. Equipe de elaboração do Manual de Acessibilidade para o Rio 2016. Consultora em Acessibilidade do RIO+20. Prêmio Internacional da Associação Européia pelo Ensino de Arquitetura pela melhor metodologia de ensino em 2004.
26 – PAULA NEDER DE LIMA (Titular)
Mestre em Arq.UFRJ FGV/Coord. MBA de Gestão para Escrit de Arq e Design de Int. Prof da Pós Graduação de Design de Interiores da PUC RJ Fac. de Arq e Urb – Estácio de Sá/ Prof. Atelier de Projeto I, Atelier de Projeto V e Interiores Corporativos /Premiação: Prêmio Nacional Um Sonho de Banheiro da DECA – Cat. Residencial Prêmio Regional Um Sonho de Banheiro da DECA Cat. Mostras Prêmio DECA Um Sonho de Banheiro – Categoria Reg. Mostras Prêmio Rev Espaço D’ Prêmio Criatividade Esp. Duratex – Cas
26 – LUIS FERNANDO MENEZES SALGADO (Suplente)
LUIS FERNANDO MENEZES SALGADO – Doutor em ARQUITETURA E URBANISMO – FAUUSP.Atua em políticas públicas no assessoramento técnico quanto ao licenciamento e fiscalização de edificações e no planejamento urbano,projetos relacionados à proteção dos direitos dos deficientes físicos,assistência às comunidades submetidas ao Favela-bairro.Experiência internacional graças a estagio supervisionado no Escritório Regional das Nações Unidas para a América Latina e Caribe,Professor da FAUUGF, FGUGF e IBAM.