O Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CEAU/RJ) manifesta seu apoio à construção coletiva do enfrentamento à COVID-19 em nosso Estado e no Brasil todo. Diante de incertezas, algumas decisões impactarão fortemente a sociedade, e nos levarão a resultados difíceis de prever em todos os setores da economia, até nos costumes sociais.
Clique aqui para baixar a nota oficial divulgada pelo CEAU do CAU/RJ
Na arquitetura, planejamento e construção, as mudanças influem na dinâmica de trabalho dos escritórios brasileiros. Nosso campo do conhecimento, que engloba mais de 250 funções ligadas ao agenciamento do espaço onde vivemos, acumula saberes que podem ser muito úteis à sociedade neste momento. Todos podem e devem fazer sua parte para minimizar os efeitos em nossa economia e bem‑estar.
Ressaltamos que vivemos um momento de oportunidade para repensarmos e transformarmos nossas paisagens urbanas. A redução significativa de veículos e pessoas nas ruas nos convida a refletir para além desta fatalidade em que todos devem se proteger em suas casas. Nos convida a repensar nossa experiência urbana, no modo como nossas cidades têm sido produzidas e como podemos aprender com esse novo fato, de forma a aprimorá‑las, tornando‑as mais humanas.
No âmbito dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, nos manifestamos pela importância da reposição integral das atividades acadêmicas práticas, laboratoriais e de vivência espacial, ora suspensas em virtude do indispensável distanciamento social. A modalidade à distância (EaD) não substitui o ensino presencial, sendo direito dos todos uma formação plena, a ser preservada.
A todos os profissionais da área impossibilitados em desenvolver suas atividades de modo completo, em especial os profissionais autônomos, a grande maioria, nossa solidariedade. Àqueles que estão engajados em frentes diretas de atuação – apoio às ONG’s, construção de hospitais de emergência, adaptação de instalações para moradores de rua – nosso especial agradecimento.
Esses Desafios passarão no devido tempo, vamos continuar otimistas com o futuro. Esperamos que essa experiência traga mais consciência social para todos. É tempo de REPLANEJAR!
CEAU/RJ